• Diário do Transporte

Ônibus mais tecnológicos fazem acidentes no transporte em Curitiba caírem 46%, diz Urbs

Entre as tecnologias está uma da Volvo que garante a redução automática da velocidade dos biarticulados nas canaletas quando próximos a locais de grande fluxo


ADAMO BAZANI


O número de acidentes com transporte coletivo em Curitiba caiu 46% desde 2019, quando começou a ser intensificada a renovação da frota dos ônibus.


O dado foi divulgado nesta terça-feira, 26 de outubro de 2021, pela a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o sistema. Novas tecnologias que controlam remotamente a velocidade dos ônibus em determinadas áreas, como um sistema presente nos biarticulados da Volvo, estão entre os fatores apontados. (veja mais abaixo)


Segundo a gestora municipal, ocorreram 834 acidentes envolvendo ônibus de janeiro a setembro de 2021 entre colisões, atropelamentos e quedas de passageiros. No mesmo período de 2019 foram 1.537 acidentes.

Por meio de nota, a Urbs informou que a redução de acidentes permanece mesmo com o aumento do trânsito e do número de passageiros na retomada da pandemia.


Mesmo com a retomada do movimento nas ruas em 2021, provocada pela flexibilização das restrições sanitárias e pelo avanço da vacinação, o número de acidentes está 10% abaixo do registrado no mesmo período de 2020, quando foram apuradas 924 ocorrências de janeiro a setembro.


COLISÕES:


Em todo o transporte coletivo da capital, o número de colisões envolvendo ônibus diminuiu 43%, de 1.197 para 681


ATROPELAMENTOS:


O total de atropelamentos reduziu 47%, de 90 para 47, entre 2019 e 2021.


QUEDAS DE PASSAGEIROS:


O número de quedas de passageiros foi 51% menor, passando de 187 para 91.


OUTROS TIPOS DE ACIDENTES:


Também houve diminuição de outros acidentes, como situações em que o ônibus colide com grade de terminal, atropelamento de animais e quebra de vidros devido a galhos e fios baixos. Essas ocorrências tiveram redução de 76%, de 63 para 15.


TECNOLOGIA, ÔNIBUS MAIS NOVOS, MANUTENÇÃO E TREINAMENTO:


A Urbs atribui esta queda ao emprego de novas tecnologias nos coletivos, renovação da frota de ônibus, treinamento de motoristas e aperfeiçoamento dos serviços de manutenção dos veículos.


“Curitiba avançou nos últimos anos, com recorde de renovação de frota – foram 535 novos ônibus desde 2017. O volume representou uma renovação de 40% da frota”, disse em nota o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.


Redução Automática de Velocidade:


Uma destas tecnologias está presente nos ônibus biarticulados novos da Volvo, que permite a redução automática da velocidade dos veículos em áreas pré-determinadas, a exemplo de locais de grande fluxo, como shoppings, praças e escolas. Os ônibus novos também possuem pneus e sistemas de frenagem mais eficientes.


Os 535 ônibus possuem dispositivos para evitar a aceleração com as portas abertas e também para impedir que estas sejam abertas com o veículo em movimento.


Segundo a prefeitura de Curitiba, os ônibus articulados e biarticulados possuem câmeras exclusivamente dedicadas à orientação do motorista para o acoplamento na estação-tubo e também ao desembarque de passageiros no caso daqueles veículos com acesso por escadas, como os da linha Interbairros II.


As novas tecnologias têm ajudado a reduzir os acidentes nas canaletas dos expressos – onde circulam os biarticulados e articulados. O número de acidentes nos corredores exclusivos caiu 41%, de 384 para 225 na comparação entre janeiro e setembro de 2019 e o mesmo período de 2021.


Na mesma nota, a Urbs diz que inspeções, treinamento e manutenções são essenciais, mas admite que, apesar do avanço, há ainda muito o que fazer.


Inspeção

Os sistemas de segurança embarcados são especificados pela equipe técnica da Urbs para os fabricantes dos ônibus. Os veículos são periodicamente inspecionados, inclusive com teste de rodagem para verificar a conformidade de seu funcionamento e assegurar que os ônibus circulem nas linhas do transporte coletivo com segurança operacional.


Para o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Mauricio Gulin, a queda no número de acidentes é resultado de um conjunto de ações, com destaque também ao investimento das empresas na capacitação.

O treinamento dos motoristas tem como foco a direção defensiva, isto é, conduzir o ônibus de maneira a prevenir acidentes. Além disso, as equipes de manutenção das empresas estão em constante evolução. Em algumas garagens, o mecânico fica encarregado de cuidar sempre dos mesmos veículos. Dessa forma, ele conhece o histórico do carro, as inspeções já realizadas e suas características, explica Gulin.


Conscientização


Apesar dos avanços, ainda há muito que se fazer, na avaliação do presidente da Urbs, principalmente em relação à maior conscientização da população para evitar condutas de risco, como o uso de canaletas dos expressos por ciclistas e pedestres.


A circulação de pedestres e ciclistas nas canaletas é proibida. As canaletas são exclusivas para circulação do transporte coletivo e para veículos que fazem atendimentos de emergência hospitalares e de segurança pública, mas continuam sendo utilizadas por uma parcela dos ciclistas na cidade.



Agentes de trânsito e guardas municipais desenvolvem ações educativas, de forma periódica, para alertar motoristas sobre o respeito a ciclistas e, também, atividades específicas com ciclistas sobre condutas perigosas.


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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