top of page

Ônibus movido a biometano inicia testes no transporte público em Novo Hamburgo

  • Correio do Povo - RS
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura

O veículo que pertence à frota da Viação Santa Clara opera junto ao transporte público de passageiros da cidade


Já circula em Novo Hamburgo, em fase de testes, desde semana passada, um microônibus movido a biometano, combustível gerado a partir do gás produzido em aterros sanitários. O veículo que pertence à frota da Viação Santa Clara (Visac-RS) opera junto ao transporte público de passageiros da cidade, mas se difere em cores: é branco, com detalhes em verde.



O teste, que acontece pelo período de 20 dias, é inédito em empresa de transporte de passageiros no Rio Grande do Sul. Para o diretor da Visac-RS, Rodrigo Corleto Hoelzl, trata-se de um marco na busca por combustível renovável. "É buscar nos resíduos domésticos gerados pela cidade uma alternativa ao diesel, combustível fóssil que pode sofrer escassez. Além disso, reduz significativamente os impactos ambientais", diz.


Segundo ele, o biometano surge como uma solução promissora para cidades que buscam modernizar o transporte público. "Reduzir impactos ambientais e transformar resíduos em desenvolvimento sustentável", acrescenta. O biometano desta fase de testes vem da usina de Minas do Leão, uma vez que o licenciamento da usina de São Leopoldo pela ANP ainda não está homologado.


O objetivo é avaliar a viabilidade econômica do veículo e ser colocado à prova em áreas mais planas, com aclives e de longas distâncias. Em fase de testes, o modelo será posteriormente avaliado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tecnológicos Avançados. O instituto analisará os dados coletados, a fim de determinar a viabilidade do projeto e identificar alternativas para aprimorar o sistema de transporte municipal.


Caso os testes comprovem a viabilidade econômica do veículo, a Administração avaliará a renovação progressiva da frota de transporte público com ônibus movidos a biometano. Essa iniciativa se alinha ao projeto de implementação da Tarifa Zero no transporte público de Novo Hamburgo, prevista para 2028.

 
 
 

Comentários


Posts em Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle
bottom of page