- G1 PR
18 linhas de ônibus de Curitiba terão pagamento exclusivo com cartão-transporte
Mudança ocorre a partir de 27 de novembro. Município informou que os cobradores das linhas com mudança devem desenvolver outras funções nas empresas ou atender outros itinerários.
Dezoito linhas de ônibus do transporte público de Curitiba terão pagamento exclusivo com cartão-transporte a partir de 27 de novembro.
Segundo a prefeitura, a alteração envolve 16 linhas alimentadoras e duas troncais - que ligam terminais ao Centro da cidade.
Usuários do cartão-transporte podem comprar créditos pelo WhatsApp, diz Urbs
Com a mudança, as linhas não terão cobradores. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que esses funcionários ficarão à disposição das empresas de ônibus para desenvolver outras funções ou atender outros itinerários.
Segundo a Urbs, 55,8% das passagens nessas 18 linhas já são pagas por meio do cartão usuário e 30,2% são com pagamento em dinheiro. Cartões isentos representam 14% do total. Como fazer o cartão? Para fazer o cartão em pontos fixos de atendimento, o usuário deve realizar agendamento pela internet. Os pontos ficam localizados nas Ruas da Cidadania e na Rodoferroviária.
O serviço também é oferecido no "Urbs Móvel", veículo itinerante que atende no Terminal da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) até 26 de novembro. Nesta opção, não é necessário agendamento.
Ainda conforme a Urbs, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço ao local de atendimento. A emissão da primeira via é gratuita.
Linhas que serão alteradas
Regional Boa Vista
222 - V. Esperança
226 - Abaeté
233 - Olaria
236 - São Benedito
Regional Cajuru
322 - Camargo
Regional Boqueirão
521 - Nivaldo Braga
522 - Maringá
523 - Iguapé I
Regional Pinheirinho
629 - Alto Boqueirão
638 - Pinheirinho
639 - Futurama
655 - Jardim da Ordem
CIC
652 - V. Verde
653 - Sabará
Regional Portão
718 - Porto Belo
721 - Mario Jorge
701 - Fazendinha
778 - Cotolengo