© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

Softbus - e-Social

02/05/2019

1/2
Please reload

Posts em Destaques

Livros são disponibilizados para passageiros que utilizam o transporte urbano de Juiz de Fora

25/10/2018

População também pode participar de projeto doando para a iniciativa chamada de "Tem um livro no meu caminho".

 

O projeto "Tem um livro no meu caminho", desenvolvido por uma empresa de ônibus de Juiz de Fora, levou literatura para dentro dos coletivos. Os passageiros podem pegar os livros, ler durante o trajeto e até levar para casa, com o compromisso de devolver ou doar outro. O objetivo da Auto Nossa Senhora de Aparecida (Ansal), do Consórcio Via JF, é ampliar as "bibliotecas" e fomentar a leitura no mês do Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro.

 

Cerca de 200 livros foram divididos entre as linhas 211, Rio Branco; 214 e 215, Bairu - Cruzeiro do Sul e 755, Zona Norte - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O acervo conta obras infantis, adultas, contos, romances e poesias. A biblioteca itinerante também aceita doações. (Confira abaixo como ajudar)

 

“A ideia é ampliar, a gente está contando com algumas doações. Já teve gente que levou livro para casa, trouxe alguns outros. É importante que a gente consiga levar isso até algumas linhas que a gente já teve solicitações nas redes sociais. A intenção é de fato expandir essa frente”, disse o gerente geral, Rodrigo Reis.

 

Iniciativa aprovada

 

A biblioteca colocada próximo à cadeira do cobrador é um atrativo para os passageiros, como a cabeleleira Jaqueline Cristine. "Eu achei muito interessante porque estimula a leitura. Muito interessante. Não conhecia”, contou.

 

A biblioteca funciona assim: os livros que estão disponíveis no ônibus são para ler durante a viagem, mas se por um acaso o passageiro chegou ao destino e não e conseguiu terminar a leitura, é possível levá-lo para casa e trazer outro em troca.

 

A professora Suelen Silva de Oliveira disse que a ideia foi uma surpresa positiva. “É uma oportunidade que você tem de entrar em um ônibus, pegar um livro, ter uma outra informação e viajar numa história”, disse.

 

A estudante Letícia Esteves de Almeida, de 10 anos, disse que gosta de ler e aprovou poder conhecer novas histórias enquando está nos ônibus. “É muito bom saber que as pessoas vão ter a mesma experiência que eu, porque a leitura leva a gente para outros lugares”, falou a garota.

 

A mãe de Letícia, Aline Esteves Moreira de Almeida, destacou a chance para desenvolver o interesse pela leitura. “No caso, ela [a filha] já tem esse hábito, mas outras pessoas não. Mas por passarem um tempo maior [no ônibus] podem ter", afirmou.

 

A analista operacional Mariane Reis Zambelli destacou como a iniciativa pode ajudar os passageiros a relaxarem durante o trajeto.

 

"Estimula a leitura e torna a viagem um pouco mais prazerosa também. Hoje em dia o trânsito é tão caótico, tem muito engarrafamento. A partir do momento que você pega um livro, você vai distrair e a viagem fica mais prazerosa", analisou.

 

Como doar livros

 

Até a próxima sexta-feira (26), as pessoas podem doar livros em bom estado de conservação para ampliar o acervo do projeto "Tem um livro no meu caminho" e permitir a ampliação das linhas.

 

Pontos de Arrecadação:

 

  • Prédio-sede da Prefeitura: Av. Brasil, 2.001, Centro;

  • Espaço Cidadão Centro: Av. Barão do Rio Branco, 2.234, Centro (ao lado do Parque Halfed);

  • Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra): Rua Maria Perpétua, 72, Ladeira;

  • Procon JF: Av. Presidente Itamar Franco, 992, Centro.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Tags:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload

Siga-nos
Please reload

Pesquise por Tags