© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

Softbus - e-Social

02/05/2019

1/2
Please reload

Posts em Destaques

Após troca de empresa de transporte coletivo de Itaquaquecetuba, Prefeitura fará licitação

Mudança ocorreu no começo do mês, 48 dias antes do fim do contrato.

 

Dez dias após a troca da empresa responsável pelo transporte coletivo de Itaquaquecetuba, a prefeitura anunciou que vai abrir um processo de licitação para escolher outra concessionária para assumir o serviço. Segundo a administração municipal, o escopo da licitação que vai nortear todo o processo deverá ficar pronto em até 15 dias.

 

A CS Brasil anunciou que desde 1º de novembro, "por decisão estratégica", optou por vender sua operação para a empresa Expresso Planalto, tendo todo esse processo de transferência sido aprovado pela Prefeitura de Itaquaquecetuba. "Todos os ônibus e os colaboradores foram absorvidos pela Expresso Planalto", destacou a empresa.

 

A Prefeitura de Itaquaquecetuba esclareceu que o contrato com a CS foi firmado em 1998 por um período de 10 anos e renovado em 2008 por mais 10 anos. O contrato venceria em 17 de dezembro. "Foi uma negociação empresarial, e esta negociação pode ocorrer desde que os serviços não sejam prejudicados", destacou a administração municipal.

 

Ainda de acordo com a prefeitura, a nova empresa fica responsável pelo serviço até a data em que o contrato com a antiga empresa seria encerrado.

 

Investigação

 

Em março, a Câmara dos Vereadores de Itaquaquecetuba abriu uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar as constantes reclamações dos usuários do transporte público. A empresa foi chamada para prestar esclarecimentos.

 

Em 2 de outubro, a CEI apresentou o relatório final da investigação e fez recomendações à empresa. “Ele foi votado, aprovado e encaminhado para a prefeitura e direcionado também à Secretaria Municipal de Transportes, que tinha o poder de autuar a empresa pelos problemas apresentados”, destacou o vereador Rolgaciano Fernandes Almeida (Podemos), que presidiu a CEI.

 

Entre as recomendações estavam a necessidade da criação de um registro histórico de sugestões, denúncias, reclamações, prestação de serviços, a ser mantido pela Secretaria Municipal de Transportes, com procedimento para apurações desses registros e devidas conclusões.

 

Outra recomendação prevê que seja obrigatória a publicidade nos veículos da empresa, de número de telefone da Secretaria Municipal de Transportes para que usuários do sistema possam contatar apresentando as demandas como sugestões, denúncias, reclamações diretamente à Administração Pública.

 

Também que fosse criado um banco de dados para acompanhamento dos danos materiais e morais, incluindo os acidentes de trânsito que a empresa venha a se envolver, mantido pela pasta municipal, visando melhorias procedimentais e prevenção de riscos.

 

Além disso, a CEI recomendou que entre as metas e cláusulas para o processo licitatório que escolheria uma nova empresa, já que em dezembro encerraria o contrato com a CS Brasil. Entre eles estavam o aumento da frota, redução do tempo de espera, integração, a quebra do monopólio e o Passe Livre Estudantil, também foram recomendados pela CEI.

 

"Inclusive, nós vamos cobrar e acompanhar para que todas as indicações da CEI possam ser colocadas no edital de licitação", enfatizou o vereador.

 

A CS Brasil e a Prefeitura negaram que a mudança nas empresas tenha alguma ligação com o relatório apresentado pela CEI.

Tags:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload

Siga-nos
Please reload

Pesquise por Tags