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02/05/2019

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Novo rodoviário ROMA R6 da Mascarello tem estrutura mais resistente e ficou 15% mais leve, diz fabricante

Modelo vai ser lançado no evento da Fresp entre os dias 08 e 10 de novembro em Atibaia, interior paulista. O inovador design do teto auxilia o escoamento de água. Diário do Transporte antecipa novidade com exclusividade

 

ADAMO BAZANI

 

Um ônibus rodoviário para curtas, médias e longas distâncias, com estrutura 15% mais leve que as versões anteriores e soluções de design voltadas à funcionalidade, como novas formas no teto para evitar acúmulo de água e espelhos retrovisores redimensionados que minimizam os chamados “pontos-cegos”.

 

Estes são alguns dos diferenciais que a fabricante Mascarello diz que estão presentes em seu novo modelo de ônibus ROMA R6.

 

O veículo vai ser lançado oficialmente no evento da Fresp – Federação das Empresas de Fretamento do Estado de São Paulo, que ocorre entre os dias 08 e 10 de novembro em Atibaia, no interior paulista, mas o Diário do Transporte, com exclusividade, adianta algumas informações sobre o veículo.

 

Apesar de o modelo ser apresentado em um evento de companhias de fretamento, com o novo ROMA R6, a fabricante sediada em Cascavel, no Paraná, quer também ter maior presença nos segmentos de linhas regulares.

 

Segundo a Mascarello, na estrutura do novo modelo é usado aço mais leve e também mais resistente, o que foi possível devido ao desenvolvimento em conjunto com a siderúrgica fabricante do material.

 

Com o peso inferior da estrutura, a encarroçadora diz que o veículo pode ter redução do consumo de combustível e menor desgaste de peças e pneus.

 

O modelo também enquadra a Mascarello na categoria de ônibus com bagageiros de 1,2 metro de altura (1200 mm).

 

A aerodinâmica do teto, de acordo ainda com a empresa, foi modernizada em relação aos modelos anteriores da linha. Um dos ganhos é a maior fluidez da água, principalmente de chuva e do processo de lavagem, evitando acúmulo no teto, em especial nas proximidades do ar-condicionado. Além do novo desenho, a parte superior que está mais lisa ganhou calhas para o escoamento de água. A pedido do mercado, segundo a Mascarello, o “teto solar” escuro na frente foi mantido, mas com formas renovadas.

 

Outra mudança funcional destacada pela encarroçadora ao Diário do Transporte são os novos espelhos retrovisores, que estão mais compactos, porém com maior abrangência de visão da carroceria, reduzindo os chamados “pontos-cegos”.

 

Os conjuntos óticos dianteiro e traseiro foram redesenhados e, além de novas formas, passaram a ser integralmente de led.

 

Segundo a Mascarello informou ao Diário do Transporte, para desenvolver o novo ROMA R6 a empresa fez um trabalho de consulta aos frotistas que operam as versões anteriores dos ônibus rodoviários da marca, colhendo sugestões de aspectos que deveriam ser melhorados.

O novo modelo se posiciona entre o ROMA R6 e o ROMA R8, até então o topo da linha de rodoviários, que passa a ter produção descontinuada.

 

Assim, com o novo ROMA R6, que passa a ser o modelo mais sofisticado, a Mascarello garante que a linha de rodoviários passou por uma evolução.

 

A parte estética também foi levada em conta.

 

Com desenho mais fluido, a carroceria passa a ter mais requinte e visual futurista, segundo a empresa.

 

As áreas cromadas ganham destaque, como o limite entre o conjunto de vidros e a porta e a grade dianteira.

A lataria está com menos vincos, o que facilita a limpeza e a manutenção.

O para-brisa pode vir inteiriço ou bipartido.

 

Para o interior, a proposta da Mascarello foi para que o passageiro e o motorista se sentissem num veículo diferente e mais sofisticado que outros ônibus rodoviários da linha.

Há a opção da nova poltrona “Diamond” de couro, com design exclusivo para o modelo.

 

Os revestimentos laterais internos e cortinas ganharam nova coloração, mais sóbria e também com a proposta de sofisticação.

 

A área de funcionalidades individuais para o passageiro, que fica sobre as poltronas e na parte inferior do porta-pacotes, recebeu cor preta, para evitar a aparição de sujeira. É nesta parte onde ficam as saídas individuais do ar-condicionado, luzes de leitura e botões de chamada do motorista. As tomadas USB para carregamento de celulares e outros dispositivos móveis também foram para esta área.

 

Segundo a Mascarello, foi possível também usar um material que deixasse o porta-pacotes (superior às poltronas) mais fino, ampliando a capacidade.

 

A iluminação interna é de led deixando o modelo mais harmônico.

 

Parte da iluminação está localizada nos porta pacotes.

 

CARACTERÍSTICAS DO ‘ROMA R6’

Capacidade do bagageiro – 1200mm

Salão de passageiros – 1910mm

Chassi – Mercedes-Benz O-500 RSD 2436 6×2

Pode ser encarroçado com chassis – VW Man, Mercedes Benz, Scania, Volvo.

Opções de comprimento:

Mercado Nacional: de 12.8mts a 14mts

Mercado Exportação: 12.8mts a 15mts

Altura externa: 3700mm (com suspensão baixa)

Altura interna para o passageiro: 1910mm

Largura interna: 2500mm

Largura externa: 2600mm

Poltronas: novas poltronas Diamond, em couro, 1050mm de largura.

Corredor para passagem: 400mm.

Capacidade: 46 lugares, contabilizando o espaço entre as poltronas de 450mm

Volume do bagageiro: padrão dos rodoviários, seguindo com bagageiro de 1200mm de altura e com volume para DPM, totalizando 12.7m³

 

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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