Please reload

Posts Recentes

Softbus - e-Social

02/05/2019

1/2
Please reload

Posts em Destaques

Jundiaí anuncia novos validadores Prodata que unificam meios de pagamento no transporte público

Parceria da Prodata Mobility com a Mastercard tornam cidade a primeira do país a contar com tecnologia de pagamento por aproximação em 100% da frota

 

Nos próximos dias a cidade de Jundiaí, no interior paulista, terá validadores únicos em toda a frota do transporte público que aceitarão diferentes meios de pagamento da tarifa.

 

A novidade integra o programa Mobilidade Total da cidade, e foi anunciada pelo diretor comercial da Prodata Mobility, Leonardo Ceragiolli, e pela diretora de Novos Negócios da Mastercard para Governo e Transporte, Fernanda Caraballo, parceiros de tecnologia das concessionárias de transporte público municipal.

 

Dessa forma, os usuários do sistema poderão pagar a tarifa por meio do Bilhete Único, além do cartão de crédito ou débito com tecnologia contactless (de aproximação). Atualmente os ônibus possuem dois validadores diferentes, um para cada meio de pagamento.

 

O projeto piloto começou em 2017.

 

Em matéria que o Diário do Transporte realizou na Transpúblico 2017, feira do setor de transporte realizada pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes, foi mostrado que Jundiaí estava já se preparando para se tornar a primeira do país a ter toda sua frota de ônibus com pagamento com smartphones, cartão de crédito, débito e pré-pago, através da tecnologia NFC (Near Field Communication) ou contacless (sem contato). Relembre: TRANSPÚBLICO: Pagamentos mais simples, mais seguros e inteligentes – nova era nos meios de pagamento do transporte

 

Desde aquele ano, Jundiaí já surgia como a primeira cidade do país a contar com a tecnologia de pagamento por aproximação em 100% da frota.

 

Agora, com um modelo de validador único e totalmente conectado, o usuário efetuará o pagamento mais rápido, o que garantirá ainda mais estabilidade do sistema.

 

Leonardo Ceragiolli, da Prodata Mobility, explicou que diferentes antenas foram incorporadas em um só validador. “Assim o usuário não terá mais dúvida sobre em qual aparelho deve passar o cartão e a leitura dos dados será mais rápida”, disse.

 

Em reunião na Prefeitura, diretor da Prodata Mobility e representante da Mastercard apresentaram o novo validador para os ônibus de Jundiaí. Foto: prefeitura de Jundiaí

Outras bandeiras de cartão passarão a ser aceitas a partir de março.

 

O novo modelo de bilhetagem integrada, mais moderno, inovador e completo da Prodata, está apto a funcionar na tecnologia 4G. Todo o sistema da frota será conectado à internet e poderá trabalhar em nuvem, o que viabiliza uma série de benefícios para todos os agentes envolvidos, tais como passageiros, motoristas e empresas. Isso se desdobra em melhorias para o sistema de transporte público como um todo.

 

Da perspectiva do passageiro, entre outras possibilidades, o novo sistema viabiliza a realização de recarga e a atualização de dados dos cartões de transporte dentro do próprio veículo, já que todo ele estará online. Tudo isso tende a gerar cada vez mais conforto e segurança, elevando a experiência do usuário no transporte público.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Tags:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload

Siga-nos
Please reload

Pesquise por Tags