Please reload

Posts Recentes

Softbus - e-Social

02/05/2019

1/2
Please reload

Posts em Destaques

Dicas para combater o Coronavírus no transporte público

Empresas dizem que intensificaram medidas de higiene nos ônibus, trens e terminais. Idosos devem evitar o uso se possível, em especial nos horários de pico

 

ADAMO BAZANI

 

Os casos do Covid19, o novo coronavírus, avançam e todo o cuidado é necessário para evitar que a doença afete um número maior de pessoas. Ninguém está livre do coronavírus, mas em pessoas com idade superior a 60 anos ou as quem já tem problemas de saúde como diabete, pressão alta e infecções preexistentes, entre outros, independentemente da idade, o coronavírus pode até levar à morte.

 

O ideal é evitar aglomerações, como no transporte público, mas nem sempre é possível.

Ações simples, entretanto, podem evitar que até mesmo vidas se percam.

 

Com base nas recomendações de órgãos de saúde de todo o mundo e autoridades de transportes, o Diário do Transporte traz algumas dicas para evitar o avanço do Coronavírus

 

PASSAGEIROS

– Evite deslocamentos desnecessários.

– Se possível, pessoas com 60 anos ou mais devem evitar o transporte público principalmente nos horários de maior lotação.

– Passe álcool em gel nas mãos pouco antes de entrar e pouco depois de sair do ônibus, trólebus, trem, metrô, táxi ou carro de aplicativo. Leve um frasquinho sempre.

– Quando for espirrar, leve a região do cotovelo à boca e nariz, nunca as mãos, ou use um lenço que depois deve ser jogado no lixo.

– Se o ônibus não tiver ar-condicionado, deixe as janelas abertas

EMPRESAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS E MOTORISTAS DE TÁXIS OU APLICATIVO:

– Reforce a limpeza e higienização internas dos veículos.

– Oriente os funcionários e dê dispensa em caso de sintomas de gripe

– Disponibilize álcool em gel e lenços para os passageiros sempre que possível, seja nos terminais, estações, paradas e, no caso de app e táxis, no carro.

– Capacite os funcionários para orientar os passageiros

 

Como mostrou o Diário do Transporte, diversas empresas de ônibus em todo o país já adotaram medidas para evitar uma propagação maior do coronavírus.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/12/coronavirus-altera-rotina-de-empresas-de-onibus/

 

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Metrô de São Paulo anunciaram medidas como trabalho em casa (home office) para funcionários com 70 anos ou mais, luvas para empregados que atuam nas bilheterias, reforço na higiene de trens e estações, suspensão de treinamentos presenciais e uso de call center para reuniões evitando encontros presenciais.

 

A SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, SPTrans e as empresas de ônibus de São Paulo criaram um grupo permanente de trabalho para tomar medidas com o objetivo de diminuir a proliferação do coronavírus por meio dos transportes.

 

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/15/prefeitura-e-empresas-de-onibus-de-sao-paulo-criam-grupo-de-trabalho-contra-coronavirus/

 

A UITP – União Internacional de Transportes Públicos lançou um guia com orientações de prevenção ao coronavírus, como mostrou em primeira mão em português, o Diário do Transporte:

 

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/03/uitp-lanca-guia-com-orientacoes-de-prevencao-ao-coronavirus-no-transporte-publico/

 

Não é necessário pânico, mas o problema é sério e evitar que o vírus avance é um dever de todos. Não há ainda vacina para prevenir o coronavirus, somente a higiene e, acima de tudo, o bom senso.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Tags:

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload

Siga-nos
Please reload

Pesquise por Tags