top of page
  • G1 Mato Grosso

Alunos e universitários denunciam bloqueio no cartão transporte gratuito em Cuiabá

Segundo a União Estadual dos Estudantes, os estudantes denunciaram que a catraca emite uma mensagem de “data e horário inválido”.


Os cartões de transporte gratuito de alunos e universitários, fornecidos pela Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU), pararam de funcionar na manhã dessa segunda-feira (17), em Cuiabá. Nas redes sociais, a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE) fez uma publicação pedindo providências.


[atualização às 16h] A MTU informou, em nota, que a situação já foi normalizada, no entanto, não esclareceu sobre os cartões bloqueados entre essa segunda e esta terça-feira (18).

De acordo com a UHEE, os estudantes denunciaram que quando foram passar o cartão na catraca do ônibus, ele não funcionou e emitiu uma mensagem escrita “data e horário inválido”.


Ao g1, a universitária Letícia Souza de Arruda informou que o passe gratuito é de extrema importância, já que ela precisa ir para à faculdade de ônibus.


“Mesmo seguindo todas as recomendações sobre o cartão de ônibus, ainda sim deu problema e não passou na catraca. Ao relatar isso ao motorista, para que eu pudesse descer e comprar a passagem, fui totalmente desrespeitada e tratada com grosseria, é um absurdo”, relatou.


Letícia ainda disse que assim que o cartão parou de funcionar, ela foi até a sede da MTU, em Cuiabá, para resolver o problema, que não foi solucionado.


“Informei que meu cartão não estava funcionando e eles me falaram para validar na máquina, o que eu fiz, mas quando fui passar no ônibus, depois, ele não funcionou de novo. Tive que pagar quase R$ 10,00 em duas passagens, porque eu preciso pegar dois ônibus”, pontuou.

O que diz a MTU

A MTU informa que o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande está funcionando normalmente.


No que diz respeito ao Passe Livre Estudantil de Cuiabá, a MTU esclarece que:


- Para que o estudante obtenha o benefício do Passe Livre é necessário que o mesmo esteja matriculado em uma unidade de ensino pública ou privada de Cuiabá;


- É necessário que a instituição de ensino vincule o estudante ao sistema online da MTU, que fica disponível para as instituições;


- É necessário que o aluno faça diariamente a validação do cartão estudantil na maquinha instalada na unidade de ensino, onde o mesmo está matriculado. Por dia, são liberados créditos de retorno para casa e ida para escola no dia seguinte;


- O Passe Livre Estudantil é garantido conforme a grade curricular do aluno, conforme determina a Lei do Passe Livre (Lei nº 4.141 de 14 de dezembro de 2001, alterado pela lei nº 4.727 de 10 de janeiro de 2005). Os estudantes matriculados no período matutino podem usar o benefício das 4h às 14h59. No vespertino, o período se estende das 10h às 19h59. Já os estudantes matriculados no período noturno podem usar o passe livre das 16h às 01h59. Ou seja, qualquer outra atividade, deve ser informada na grade curricular e informada a MTU para ter a garantia do benefício.


*Sob supervisão de Kessillen Lopes

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page