• G1 Santos e Região

Baixada Santista define como funcionará circulação de ônibus durante fase mais restritiva;

Cidades limitaram os horários de circulação dos coletivos como uma das medidas para controlar a pandemia.


As medidas mais restritivas adotadas em toda a Baixada Santista, região de São Paulo, para conter o avanço da Covid-19 passam a valer nesta terça-feira (23) e seguem até 4 de abril. Dentre as novas restrições, alguns municípios definiram que limitarão o horário de funcionamento dos ônibus, para diminuir a circulação de pessoas. Confira abaixo os horários estabelecidos para o transporte público das linhas municipais de cada cidade.


Em Santos, o transporte coletivo estará disponível apenas em dias úteis, das 5h30 às 8h30 e das 15h30 às 19h30, exclusivamente para trabalhadores de serviços essenciais. Aos fins de semana e feriados, não haverá circulação da frota.


Bertioga, por meio da Secretaria de Segurança e Cidadania, informou que não haverá redução da frota de ônibus, e nem modificações nos horários, a fim de evitar aglomeração.


Em Mongaguá, a prefeitura também decidiu que o transporte municipal deverá ser mantido, afirmando que a medida busca evitar aglomeração dos trabalhadores de serviços essenciais, que precisam utilizar o serviço.


Em Cubatão, o transporte coletivo circulará todos os dias, mas apenas em dois períodos: das 5h às 9h e das 16h às 20h30. Na cidade de Peruíbe, de acordo com o secretário municipal de Defesa Social, José Romeu Dutra, o município trabalhará com 50% da frota, e fará apenas adequações quanto a horários e circulação, com vistas às unidades de saúde. Ele acrescenta que essas adequações serão definidas a partir desta terça.


A Prefeitura de Guarujá informou, por meio de sua assessoria, que publicará apenas nesta terça-feira o decreto que irá definir como será o funcionamento dos ônibus no município. São Vicente decretou que o transporte público coletivo funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, exclusivamente para profissionais e trabalhadores dos serviços essenciais.


Itanhaém definiu que, até esta sexta-feira (26), ocorrerá normalmente a circulação dos ônibus até 20h30. No sábado (27), o transporte coletivo funcionará apenas das 6h às 10h e das 16h às 20h30, e domingo (28) não circulará. Ainda na sexta, será realizada uma reunião entre a empresa responsável pelo transporte coletivo municipal e a Secretaria de Trânsito e Segurança, para avaliar a demanda. De acordo com a prefeitura, caso os veículos estejam circulando vazios, para a próxima semana, haverá alteração nos horários de funcionamento dos ônibus.


Segundo a Prefeitura de Praia Grande, o serviço público de transporte coletivo de passageiros será prestado, a partir desta terça, exclusivamente para as atividades descritas abaixo, com limite de passageiros sentados durante o trajeto:

  • Aquisição de medicamentos;

  • Aquisição de produtos e serviços essenciais, nos termos deste decreto;

  • Atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais;

  • Embarque ou desembarque em terminal rodoviário;

  • Atendimento de situações de urgência ou necessidades inadiáveis;

  • Prestação de serviços ou atividades essenciais;

  • Atividades físicas individuais, observados os horários das 5h às 8h e das 17h às 19h30.


Para comprovar a realização destas atividades, o município definiu que a pessoa deve portar algum dos seguintes documentos: prescrição médica ou nota fiscal de compra do medicamento; atestado de comparecimento à unidade ou serviço de saúde; nota fiscal ou recibo de compras ou serviços adquiridos em estabelecimentos ou atividades essenciais; Carteira de Trabalho, holerite ou outro documento que comprove a prestação de serviço ou atividade autorizada; passagem de ônibus; comprovação da situação de urgência ou necessidade inadiável por qualquer meio eficaz.


A Secretaria Municipal de Transportes afirma que fará o monitoramento do sistema de integração municipal-intermunicipal para fazer os devidos ajustes de horários para atendimento exclusivo dos profissionais atuantes nos serviços essenciais nos horários fora de pico, e apresentará proposta de restrição de horários em 48 horas.

Linhas intermunicipais e VLT

Em nota, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que será mantida a operação dos ônibus intermunicipais e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) das 4h à meia-noite. Para detalhes de horários, o passageiro deve consultar o aplicativo da EMTU ou o site da empresa.


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos segue com a 'Operação Monitorada', que avalia sistematicamente cada faixa horária para melhor atender ao cidadão. Quando constatada a necessidade, mais veículos ou ajustes nos intervalos são realizados para melhorar a distribuição dos passageiros, que não sofreram redução da frota na fase emergencial. A EMTU lembra que gerencia um modal de transporte de média capacidade.

Posts em Destaques
Posts Recentes