• G1 Campinas e Região

Campinas lança índice diário de atraso e pontualidade do transporte público

Campinas lança índice diário de atraso e pontualidade do transporte público, mas sem realidade das linhas de ônibus


Ferramenta foi divulgada nesta terça-feira (12) e traz também percentuais de partidas cumpridas e adiantadas. Dados são atualizados diariamente.


Uma ferramenta lançada nesta terça-feira (12) em Campinas (SP) promete detalhar o desempenho do transporte público da metrópole em índices atualizados diariamente. O serviço exibe o percentual de pontualidade, atrasos, partidas programadas e adiantamentos, mas não mostra aos usuários o comportamento das linhas de ônibus.

De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), os dados são computados pelo sistema de localização automática dos veículos via GPS, por meio do Núcleo de Monitoramento de Transporte (Numt) da empresa.


"A função do Numt não é apenas gerar essas estatísticas gerais e relatórios detalhados da operação, linha por linha. Ao constatar problemas no transporte público, o núcleo contata os transportadores ou a fiscalização da Emdec para imediatas correções e providências. O setor conta, hoje, com 11 profissionais", disse a autarquia.C


Campinas tem, ao todo, 199 linhas municipais. Não há, ao menos por enquanto, números relativos a reclamações, sugestões e elogios feitos por parte dos passageiros.


O g1 questionou a Emdec sobre os dados das linhas e da participação popular, e a empresa disse que "na fase atual, os indicadores do transporte público coletivo disponibilizados pela Emdec apresentam exclusivamente as informações do sistema como um todo".


Em relação às opiniões dos usuários do transporte, a Emdec afirmou que já estão contempladas nos canais do Fale Conosco, telefone 118, site e aplicativo da autarquia. "As informações recebidas nestes canais são tratadas internamente pela Emdec e subsidiam melhorias na operação do transporte público coletivo", completou, em nota.


Como funciona a ferramenta

Todos os pontos atendidos na cidade estão mapeados, segundo a Emdec, "permitindo registrar o cumprimento das partidas, dos horários e itinerários programados".


As informações exibidas na ferramenta serão atualizadas diariamente, e consideram as medições feitas de hora em hora. São medidos os seguintes dados:

  • Partidas cumpridas: partidas cumpridas no dia, considerando todas as viagens do sistema

  • Pontualidade: pontualidade dos ônibus, considerando as partidas cumpridas

  • Adiantamento: partidas antecipadas, em que os ônibus partiram mais de um minuto antes do programado, considerando os pontos iniciais e finais do sistema

  • Atraso: partidas atrasadas, em que os ônibus partiram mais de cinco minutos após o programado, considerando os pontos iniciais e finais do sistema


A visualização do resultado do dia da consulta pela população pode ser feita das 8h às 23h59. No dia seguinte, o comportamento dos números poderá ser outro, de acordo com o desempenho do transporte na ocasião.


"As atualizações ocorrem ao longo do dia, com no máximo duas horas de intervalo entre elas. O painel é reiniciado na data seguinte", explicou a empresa municipal.


Às 17h desta terça-feira, por exemplo, os índices consideravam as medições desde as 4h até as 14h, e exibiam os seguintes resultados:

  • Partidas cumpridas: 98,47%

  • Pontualidade, 67,60%

  • Adiantamento: 22,97%

  • Atraso: 9,44%

Além do acesso pela página da Emdec na internet, os usuários do transporte também conseguem fazer a consulta pelo aplicativo da Emdec, que pode ser baixado gratuitamente nos celulares smartphones.


Segundo a instituição, o objetivo é "ampliar a eficiência e transparência da gestão do transporte público", e se colocou à disposição dos usuários "sempre que tiverem qualquer dificuldade".


Os horários dos itinerários dos ônibus podem ser consultados em outra ferramenta no site da Emdec, a Consulta Linha.


Os canais para a população relatar problemas são: 118 (opção 1), (19) 3731-2910 e Fale Conosco, no site ou no aplicativo.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon