top of page
  • G1 SP

'Cara, fecha as pernas': campanha pelo uso consciente do espaço nos bancos dos ônibus é lançada

'Cara, fecha as pernas': campanha pelo uso consciente do espaço nos bancos dos ônibus é lançada em SP


Prática é conhecida no mundo todo como manspreading, quando homens se sentam com as pernas excessivamente abertas, de modo a incomodar as pessoas ao redor. SPTrans disse que haverá cartazes em todos os ônibus da capital nas próximas duas semanas.


A SPTrans lançou neste domingo (16) uma campanha pelo uso consciente do espaço nos bancos dos ônibus na cidade de São Paulo. A ideia é que os passageiros — homens, na maioria das vezes — fechem as pernas quando estiverem sentados, para não atrapalhar a pessoa ao lado.


A discussão já ocorre em vários países, e o comportamento tem nome: manspreading, ou seja, homens se espalhando.

No metrô de Madri, na Espanha, desde 2017 existe até um alerta contra a prática. Em Nova Iorque, o recado é ainda mais direto. Placas nas estações advertem: “Cara... Pare de se espalhar, por favor”, dando o recado para que as pernas não fiquem muito abertas.


Na capital paulista, os cartazes já estão na maioria dos ônibus da cidade. A SPtrans afirmou que a campanha vai circular em todos os veículos nas próximas duas semanas, além de aparecer nas redes sociais da empresa.


Em média, a largura de um assento deve ser de 45 centímetros para os bancos comuns e 86 para bancos duplos. Para alguns, pode parecer pequeno, mas não justifica a invasão do espaço alheio.


"O que a gente mais encontra é esse tipo de coisa. As pessoas as vezes dormem, são bem espaçosas. Às vezes, não é porque quer, é o cansaço. Mas tem gente que abusa. É muito chato”, lamentou a doméstica Maria do Carmo.


A administradora Ana Buozzi disse que já passou pela situação de ter uma pessoa inconveniente ao lado: "Você tem que ficar assim para não encostar na pessoa e não ser desconfortável. Mas também não levanta para não perder o lugar”.


A estagiária Manuela Bruno dá o recado para os homens: "Todo mundo está passando por isso. Se um pensar no outro, as coisas ficam melhores. Eles são bem folgados quando estão sentados".

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page