• Pioneiro

Caxias do Sul inicia projeto de implementação de ônibus elétrico no transporte coletivo

O veículo passará por testes em pista fechada em dezembro, e após, irá operar em uma linha experimental


A Prefeitura de Caxias do Sul está dando início a experimentação de ônibus elétricos no transporte coletivo urbano. O termo de compromisso entre o município e a Marcopolo Next, empresa parceira na implementação, foi assinado na última quinta-feira (12), na sede do Executivo. De início, está prevista a alocação de um veículo elétrico para o primeiro semestre de 2021.


O projeto piloto para implementação do ônibus elétrico movido à bateria, com carregamento por meio de um plug-in, foi denominado Caxias Mobility Lab e já está em desenvolvimento. A partir de dezembro, o veículo passará por testes em pista fechada, o que deve durar cerca de quatro meses. Após, o ônibus elétrico irá operar em uma linha experimental entre Ana Rech e a área central da cidade, passando pelas ruas Pinheiro Machado, Feijó Júnior, Sinimbu, bem como a BR-116.


De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, a Visate participa do projeto como concessionária, visto que após a licitação está prevista no edital a participação da licitante vencedora no Caxias Mobility Lab.


— Quando encerrados os testes em área controlada, o projeto prossegue em uma das atuais linhas do transporte coletivo. Naturalmente será operado pela concessionária do serviço, seja qual for — esclarece.


Conforme explica o secretário, além de serem veículos sustentáveis, os ônibus elétricos têm suporte para a medição de telemetria e sistema de controle, o que facilita a verificação do desempenho em tempo real.


— Esse é o início de um caminho sem volta. A Marcopolo chegou a lançar o rodoviário elétrico intermunicipal, mas no intraurbano não houve essa implementação. E esse projeto é justamente para abrir o espaço. O veículo com tecnologia elétrica facilita muita coisa, além de ter o consumo de energia como combustível mais barato, sem falar na manutenção que também é mais barata — explica Alfonso.


Segundo o Business Head da Marcopolo Next, Petras Amaral, a assinatura do termo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade foi o primeiro passo para a implantação dos Mobility Labs em Caxias do Sul. Ele destaca o empenho da empresa em encontrar maneiras que buscam inovar na mobilidade.


— Eles foram desenhados pela Marcopolo Next para serem laboratórios de inovação baseados em provas de conceito, instalados em cidades por meio de parcerias com o poder público e outras empresas. A Marcopolo Next tem o compromisso de desenvolver soluções para o futuro da mobilidade, com foco no desenvolvimento de sistemas completos de mobilidade e, por meio da atuação das verticais Systems e Consulting, no diagnóstico e redesenho dos sistemas existentes — pontua Amaral.


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle