top of page
  • Prefeitura de Porto Alegre

Centro de controle monitora frota de ônibus da Capital

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão com um sistema mais moderno para o monitoramento do transporte coletivo. O Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt) começou a operar em fevereiro e possibilita uma análise mais precisa dos dados e o monitoramento da frota de ônibus municipal em tempo real, com acesso ágil a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas.


A avaliação diária é feita por meio de novas tecnologias, como a ferramentas de BI (business intelligence), a Inteligência de Negócios e Sistemas de Transporte Inteligente (ITS). A qualificação faz parte das ações do programa Mais Transporte, com o objetivo de melhorar o serviço de transporte público prestado aos usuários do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.


“O novo centro de controle operacional tem o objetivo de melhorar a operação do transporte por ônibus ao planejar, de maneira mais eficiente, as rotas e a oferta de viagens e controlar o cumprimento das tabelas horárias para reduzir o tempo de espera dos passageiros”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.


O CCOt atua com equipe especializada e dispõe de uma sala com video wall, tecnologia que utiliza uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada e programada para exibir as informações de diversos sistemas e softwares de gestão que contribuem para a melhoria da mobilidade urbana.


Indicadores - Por meio de dashboards são apresentados, em interface gráfica de rápida visualização, diversos indicadores de desempenho em tempo real. Os dados de cumprimento de partida e de viagens, pontualidade e regularidade das linhas de ônibus, saída de frota, passagens em pontos de embarque e recolhimento de frotas, entre outros, são relevantes para a tomada de decisões e qualificação do sistema de transporte coletivo. 


Os Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, na sigla em inglês) do CCOt da EPTC são uma realidade nas smart cities - cidades inteligentes e conectadas. Com soluções de telemetria ainda é possível gerenciar dados enviados para o órgão gestor do transporte que contribuem para a redução de incidentes, economia de custos de desgaste e de combustível para tornar a operação mais segura, produtiva e atrativa para a população.

 

 

Texto: Gustavo Roth

Edição Lissandra Mendonça

Comentários


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page