Chega ao fim greve do transporte público intermunicipal na Região Metropolitana de Porto Alegre
Funcionários aceitaram a proposta de reajuste salarial de 6%, referente ao dissídio de 2023.
Terminou nesta segunda-feira (3) a greve dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Após três dias de paralisação parcial dos transportes públicos, os rodoviários fizeram um acordo com os empregadores e decidiram pelo fim da mobilização da categoria.
Os funcionários aceitaram a proposta de reajuste salarial de 6%, referente ao dissídio de 2023. O aumento vai ser pago em duas parcelas, metade retroativo a junho e o restante na folha de agosto.
Desde o dia 29 de junho, funcionários das empresas de transporte Soul, Transcal, Sogil, Consórcio de Transportes Nova Santa Rita e Empresa de Transporte Coletivo Viamão paralisaram parcialmente as atividades.
Funcionários ligados ao Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários Intermunicipais de Turismo e de Fretamento da Região Metropolitana (SindiMetropolitano) operaram com apenas 50% da frota nos dias de greve.
Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita e Viamão foram as cidades afetadas pela paralisação.
Além da negociação, também nesta terça-feira (3) foi anunciado o pagamento de subsídio de R$ 42 milhões às empresas do transporte metropolitano pelo governo do estado. O valor será dividido em quatro parcelas. A primeira delas já foi paga pela Secretaria da Fazenda.
Comments