top of page
  • www.aracaju.se.gov.br/noticias

Corredores de ônibus otimizam tempo de deslocamento dos usuários do transporte coletivo

Os novos corredores de ônibus da capital sergipana, em funcionamento desde o último dia 11 de agosto, garantem aos usuários do sistema de transporte coletivo viagens mais rápidas. Implementada pela Prefeitura de Aracaju, a nova circulação nas faixas exclusivas dos corredores Hermes Fontes, Centro/Jardins, Augusto Franco e Beira Mar é reconhecida pela população como positiva para a mobilidade urbana da cidade.

Para o aracajuano Eraldo dos Santos, as vias exclusivas estão “cumprindo o que prometeram”. “Eu gostei bastante, acho que reduziu o tempo de deslocamento dos ônibus. Agora, eu gasto em torno de 10 minutos para chegar no Centro, diferente de antes, que era mais de 20 minutos. Está muito mais rápido, parece que tem mais ônibus. Então, foi muito positivo, só tem a melhorar. A gente lucra muito com isso”, diz.


Sheila Rocha concorda que os novos corredores favorecem a mobilidade urbana. “Com certeza esse corredor chegou pra ajudar. Eu passo menos tempo esperando os ônibus, porque agora o fluxo fica mais livre, então fica mais rápido, só para mesmo nos sinais. A respeito disso, minha opinião é positiva", frisa.


A agilidade do sistema é percebida também por Hidelbranda Silva, usuária frequente do transporte público. “Estou muito satisfeita. Antigamente, mesmo saindo cedo de casa, eu acabava chegando tarde no trabalho, e agora não é mais assim. Às vezes, eu desço de um ônibus e já subo em outro, nem espero mais”, comemora.


Para a consultora de atendimento, Israele Cavalcante, a agilidade proporcionada pelos corredores também proporciona conforto e segurança. “Conseguir chegar mais cedo em casa, por exemplo, me faz sentir segura, principalmente porque eu passo menos tempo nos pontos de embarque. Eu sinto que isso ajudou muito. Inclusive, agora eu consigo sair um pouco mais tarde de casa e ainda assim chego no horário para trabalhar”.


Adaptação

Será concluído no próximo próximo sábado, 30, o período de adaptação das novas regras de circulação. Após ampla campanha educativa realizada pela Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT), os condutores que trafegarem pelas vias exclusivas para o transporte coletivo serão autuados. Sendo assim, é importante que toda a população esteja atenta aos horários de funcionamento das faixas.


Nos corredores Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, a SMTT fez a padronização dos horários e a proibição de circulação é de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e de 16h a 19h. Além dos ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais caracterizados também têm livre circulação nas faixas.


Já na faixa exclusiva do corredor Hermes Fontes, que possui um projeto diferenciado e os abrigos de ônibus ficam em “ilhas” no canteiro central, podem trafegar ônibus, táxis, transporte escolar e veículos oficiais devidamente caracterizados. No entanto, táxis e transporte escolar não podem realizar embarque e desembarque dentro deste corredor.

Yorumlar


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page