• Diário do Transporte

Créditos do transporte de Goiânia e região metropolitana devem ser adquiridos até o meio-dia de hoje

Funcionalidades estarão acessíveis normalmente a partir das 8 horas de amanhã, sábado (23), com pontos de venda de recarga, emissão de novas vias do Cartão Fácil e aquisição de vale transporte por empresas


ALEXANDRE PELEGI


Se encerra ao meio-dia desta sexta-feira, 22 de janeiro de 2021, o prazo para que os usuários do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana possam adquirir créditos pelos pontos de venda de recarga e emitir novas vias do Cartão Fácil.


A aquisição de vale transporte por empresas estará indisponível também neste período.


As funcionalidades voltarão a ser acessíveis normalmente a partir das 8 horas de amanhã, sábado, dia 23.


Para eventuais problemas, a loja Sitpass irá funcionar no sábado (23) e domingo (24), das 8hs às 17h30.


A partir deste sábado serão implementadas no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana funcionalidades como a da biometria facial, que será válida, neste primeiro momento para os idosos, além da recarga de créditos no cartão a bordo dos veículos.


Além da biometria facial, o novo sistema promete a diversificação dos meios de pagamento – além do cartão de transporte, o usuário do ônibus pode pagar sua passagem com cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), e ainda por QRCode.


Em resumo, o extenso cardápio de inovações, que reúne o que de mais moderno o sistema de bilhetagem integrada oferece hoje, compõe a modernização do sistema contratada junto à Prodata. O financiamento e a implantação gradual será feita pelo RedeMob Consórcio.


O pacote tecnológico terá ainda o pagamento em nuvem (Procloud) e a recarga a bordo com Wi-Fi no interior dos ônibus. O sistema online permite a atualização de dados dos cartões de transporte dentro do próprio veículo.

A migração terá nível mínimo de impacto aos clientes do sistema, pois não haverá necessidade dos usuários trocarem seus cartões atuais, nem realizar novo cadastro. Todos os 1,6 milhões de cartões continuarão a ser normalmente aceitos.


O cliente deverá apresentar o seu cartão Sitpass no novo equipamento – o antigo será desligado e retirado gradativamente de dentro dos ônibus.


No caso dos idosos, a coleta de foto para o cadastro inicial dos passageiros da terceira idade será realizada pela própria máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus, na hora do embarque, e levará também apenas alguns segundos, sem a necessidade de nenhuma ação específica do usuário.


Em um momento posterior, após a descarga dos dados do veículo na garagem, a tecnologia da biometria fará o cruzamento da foto capturada no momento do embarque com a foto do cadastro daquele cartão. Em caso de divergência, esta foto é enviada para inspeção visual e análise da ocorrência. Diante do atual momento, a tecnologia já está preparada para análise de fotos dos clientes com uso de máscaras.


Para o cliente que efetuar a compra pela internet, ou que recebe créditos de vale-transporte, já poderá contar com a liberação dos seus créditos para recarga no cartão em todos os validadores dos ônibus e terminais. Esta recarga acontecerá automaticamente quando ele apresentar o seu Cartão Fácil no novo validador. Uma vez que comprou, o crédito será baixado no próprio validador.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon