Decreto prorroga prazo de uso de fichas físicas no transporte público e autoriza conversão em crédito
Decreto anterior definia o prazo de uso até 2 de dezembro, sem possibilidade de conversão dos créditos, o que gerou reclamações por parte da população
Um decreto publicado pela prefeitura de Passo Fundo nesta quinta-feira (21) prorroga o prazo de uso das fichas físicas no transporte público. O texto também autoriza a troca dos vales-transporte por créditos a serem inseridos em cartão.
Os vales-transporte adquiridos pelos usuários na forma de fichas poderão ser utilizados no transporte coletivo urbano até o dia 31 de dezembro de 2024. Já a conversão dos vales-transporte por créditos no cartão eletrônico poderá ser realizada até o dia 31 de maio de 2025.
O decreto anterior definia o prazo de uso até 2 de dezembro, sem possibilidade de conversão dos créditos. A definição atende a dois pedidos de mudanças feitos pelos vereadores Gio Krug (PSD), por meio de indicação, e Eva Valéria (PT), através de um projeto de decreto legislativo.
A reivindicação por mais tempo de uso dos vales, assim como a possibilidade de transformação do valor das fichas em saldo, partiu de usuários e empresas que adquiriram as fichas físicas. O temor era de que os valores investidos nas fichas acabassem perdidos.
A nova definição estabelece que o usuário poderá efetuar a troca das fichas por créditos a serem inseridos em cartão, limitado ao total de até 450 vales em uma única oportunidade, para cada CPF, sem prazo limite para uso desses créditos.
Comments