• G1 RJ

Em dois meses, quase 40 linhas voltaram a circular e 450 paradas de ônibus foram reativadas no Rio

Em dois meses, quase 40 linhas voltaram a circular e 450 paradas de ônibus foram reativadas no Rio, mas reclamações continuam


Dos 700 pontos espalhados pela cidade, 250 ainda não recebem nenhuma linha de ônibus. Em balanço após acordo, prefeitura diz que, atualmente, 369 linhas estão em operação em toda a cidade. Passageiros reclamam de demora e da conservação dos veículos.


A prefeitura divulgou o balanço do acordo judicial para melhorar o transporte de ônibus no Rio. Em dois meses, quase 40 linhas de ônibus sumidas voltaram a circular, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), em pelo menos 17 bairros. Mas ainda há muitos pontos sem nenhuma linha.


Segundo a secretaria, a cidade estava com 700 pontos de ônibus desativados. Desse total, 450 já voltaram a receber alguma linha. Os outros 250 pontos estão sendo reativados gradativamente.

Um dos pontos que voltaram a funcionar fica em São Conrado, na Zona Sul, por onde passava a linha 104 - ou Troncal 4 (Rodoviária X São Conrado).


Em dois meses, 39 linhas voltaram às ruas, com cerca de 200 ônibus na frota.


Os ônibus voltaram a circular em todas as regiões da cidade — Centro e zonas Norte, Oeste e Sul.


O acordo foi firmado entre a prefeitura, o Ministério Público e as empresas de ônibus em 1º de junho. Além da tarifa que os passageiros pagam (R$ 4,05), os consórcios recebem um subsídio de R$ 1,78 por quilômetro. Mas é preciso cumprir 80% das viagens planejadas.


Embora algumas linhas tenham retornado, os passageiros ainda reclamam da demora dos ônibus. Alguns preferem fazer baldeação para poder chegar em seus compromissos no horário.


"A gente precisa de mais ônibus circulando por aqui. Se a gente precisa sair daqui de São Conrado para o Centro da cidade, não tem ônibus. Só tem dois ônibus: o 309, que vem da Alvorada, na Barra, e esse aqui (o Troncal 4). Parece que eles estão voltando assim, engatinhando. A gente fica aqui 40 minutos e não apareceu ônibus", reclamou um passageiro em São Conrado.


Outra mulher reclamou da conservação dos veículos.

"A qualidade não é muito boa não. Tem ônibus que não tem sinal, é todo quebrado por dentro. É muito difícil".


Um outro passageiro disse que se perdeu entre as tantas baldeações que precisa fazer para circular pela cidade.

A prefeitura informou que atualmente tem 369 linhas operantes.


Passageiros que quiserem reclamar da falta de ônibus ou dos serviços prestados pelas linhas circulantes podem entrar em contato pelas redes sociais do RJ1 — #RJTV ou #RJ1 — ou pelo WhatsApp 21 99424 -2523.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon