• Diário do Transporte

Empresa de transporte público de Hamburgo encomenda 20 ônibus elétricos da MAN

VHH, segunda maior operadora do norte da Alemanha, já possuía 17 veículos elétricos de 12 metros da marca. Novo pedido inclui articulados a bateria


ALEXANDRE PELEGI


A empresa de transporte público de Hamburgo, na Alemanha, Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH), acaba de encomendar 20 ônibus elétricos a bateria da MAN, do Grupo Traton.


A VHH, segunda maior operadora do norte da Alemanha, já operava com 17 ônibus elétricos MAN Lion’s City E.

Da encomenda de 20 veículos elétricos, dez são urbanos MAN Lion’s City E de 12 metros, e os outros dez são ônibus articulados MAN Lion’s City E de 18 metros.


A VHH receberá os veículos urbanos e articulados antes do final de 2021.


Os primeiros 17 MAN Lion’s City E foram adquiridos pela VHH no final de 2019, primeira história de sucesso de vendas no mercado de ônibus elétricos da fabricante.


Agora em 2021, a empresa de transporte fez uma licitação de elétricos que resultou nos 20 MAN Lion’s City E (10 ônibus de 12 metros e 12 articulados), oito Irizar ie de 12 metros e quatro e-bus articulados da Volvo modelo 7900 EA.


ELÉTRICOS EM OPERAÇÃO


Da primeira leva de 17 ônibus MAN Lion’s City 12 E que já foram entregues, dez estão em operação na cidade de Norderstedt, próxima a Hamburgo, onde a VHH montou sua primeira garagem para abastecer a frota de elétricos no estado de Schleswig-Holstein.


No espaço há um total de doze pontos de carregamento usados para reabastecer as baterias dos ônibus elétricos durante a noite.


Os outros sete ônibus são operam ​​principalmente no transporte de passageiros nas linhas da VHH no leste de Hamburgo. Eles são operados a partir da garagem da empresa localizada no distrito de Bergedorf, em Hamburgo.


A garagem da VHH recebeu a visita de executivos do Grupo Traton há algumas semanas. Estiveram lá o CEO da Volkswagen AG, Dr. Herbert Diess; o CEO da MAN Truck & Bus SE, Andreas Tostmann; e o Diretor de Recursos Humanos da Volkswagen AG e também responsável pela divisão “Truck & Bus” no Conselho Executivo do Grupo, e Gunnar Kilian.


Falando pelo grupo, o CEO da MAN relatou que a visita a Hamburgo foi para experimentar uma viagem no Lion’s City E em uma de suas rotas típicas da cidade.


Andreas Totsmann conta que os executivos aproveitaram para dirigir o elétrico de 12 metros, experiência que os deixou entusiasmados diante do silêncio e conforto. “Ao mesmo tempo, é um ônibus potente e muito fácil de dirigir”, completou o CEO da MAN.


O Diretor Executivo da VHH, Toralf Müller, explica que o principal objetivo da empresa é estabelecer um sistema de transporte público de alto desempenho, “que economize recursos e que não agride o meio ambiente na área metropolitana de Hamburgo. Veículos inovadores são um aspecto fundamental disso”, diz.


Ele relata que desde o ano passado a empresa de transporte público adquiriu apenas ônibus movidos a bateria com zero emissões locais para a cidade de Hamburgo, de acordo com os requisitos das autoridades municipais.


CARACTERÍSITICAS TÉCNICAS


Os articulados de 18 metros transportam até 120 passageiros (em plena capacidade), com dois motores elétricos centrais, com autonomia de 200 km (até 270 km em condições favoráveis), graças a uma bateria com capacidade de 640 kWh. Os dois motores elétricos centrais estão localizados no segundo e terceiro eixo. Os dois eixos aumentam a energia máxima recuperada na frenagem.


Ao todo, são oito conjuntos de baterias, localizados no teto do ônibus articulado. Desta forma, as baterias ficam longe da parte traseira do veículo, área com maior risco de colisão.


Já os modelos MAN Lion’s City 12 E, com 12 metros, têm autonomia de 200 km, com um motor elétrico central, e bateria de Lithium-ion.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon