- Diário do Transporte
EMTU revoga licitação de monitoramento da frota de ônibus em regiões metropolitanas
Concorrência já havia sido suspensa após pedidos de impugnação por diversas empresas
ADAMO BAZANI
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), do Governo do Estado de São Paulo, revogou a licitação que definiria um novo serviço de monitoramento das frotas de ônibus que operam nas regiões metropolitanas.
O comunicado de revogação foi publicado oficialmente neste sábado, 01º de maio de 2021, assinado pelo presidente da estatal, Marco Antonio Assalve.
O Diário do Transporte mostrou que esta licitação, que tem o objetivo de aperfeiçoar o acompanhamento da operação dos ônibus, já vinha apresentando contestações de eventuais empresas interessadas.
O aviso de licitação foi publicado em 20 de janeiro de 2021, mas no dia 04 de fevereiro de 2021, quando estava marcado o pregão, a EMTU anunciou a suspensão da concorrência por tempo indeterminado.
Relembre:
Como também noticiou o Diário do Transporte, a licitação no formato Pregão Eletrônico visava contratar uma empresa para o serviço completo de monitoramento da frota, com pessoal para apoio à operação da EMTU e para a prestação de serviços de disponibilização de Sistemas Inteligentes de Transporte (SIT ou ITS na sigla em inglês) de monitoramento para apoio ao planejamento, fiscalização e gestão do Transporte Coletivo Intermunicipal Metropolitano de Passageiros.
REGIÕES METROPOLITANAS ATENDIDAS PELA EMTU
Grande São Paulo – 39 municípios.
Vale do Paraíba e Litoral Norte – 38 municípios (exceto Ilhabela)
Baixada Santista – 9 municípios.
Campinas – 20 municípios.
Sorocaba – 25 municípios.
MONITORAMENTO DA FROTA
O Monitoramento da frota está diretamente relacionado ao controle e acompanhamento dos ônibus, motoristas, trajetos, além das informações sobre o percurso.
Desta forma, a empresa gerenciadora do transporte, no caso a EMTU, consegue acompanhar e verificar se os veículos estão seguindo o planejamento de rota, além de analisar cada ponto de parada e os tempos dispendidos.
Mas os serviços de Sistemas Inteligentes de Transporte (SIT) vão muito além, e concentram uma série de ferramentas tecnológicas que permitem ao órgão gestor e à empresa de ônibus maximizar sua operação, reduzindo custos e principalmente melhorando o atendimento aos usuários.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes