• Diário do Transporte

EXCLUSIVO: Empresas de ônibus de Salvador compram 169 veículos da Mercedes-Benz

Serão entregues a partir de outubro de 2021, 92 unidades para a OT Trans e 77 para a Plataforma


ADAMO BAZANI


Os passageiros de ônibus de Salvador vão contar a partir de outubro de 2021 com 169 veículos 0 km.

De forma exclusiva, a Mercedes-Benz, com sede em São Bernardo do Campo (SP), confirmou ao Diário do Transporte a venda das unidades para as operadoras OT Trans – Ótima Transportes de Salvador SPE e Plataforma Transportes SPE.


São 92 unidades para a OT Trans e 77 para a Plataforma.


As entregas ocorrerão de forma gradativa.


A OT Trans atende a chamada área verde que reúne linhas da região do Miolo: Mussurunga a Pernambués, incluindo Cajazeiras, Pau da Lima e Jardim das Margaridas. As empresas que compõem a SPE são São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transol, Triunfo, União e Vitral.


Já a Plataforma Transportes atua na chamada área amarela com linhas que atendem às regiões de Região de São Caetano, Subúrbio Ferroviário e Península de Itapagipe. A SPE é formada pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza.


MODELOS:


Todos os ônibus que vão integrar a renovação da frota destas duas regiões em Salvador são do modelo Mercedes-Benz OF-1721, com motor dianteiro e suspensão metálica.


O modelo segue as atuais normas de redução de emissões de poluição, com base nos padrões internacionais Euro V (Proconve P-7).

A motorização é a MB OM 924 LA com 153 kW (208 cv) a 2.200 rpm de potência máxima.


Os veículos vão receber carrocerias da Caio, fabricadas em Botucatu, no interior de São Paulo.


GRANDES VENDAS:

Mesmo com o mercado desaquecido ainda por causa da pandemia de covid-19, em especial entre os urbanos, a Mercedes-Benz tem conseguido realizar vendas em grandes lotes.


Como mostrou o Diário do Transporte, além da comercialização destes 169 ônibus para Salvador, a Mercedes-Benz vendeu 132 ônibus para o sistema Transcol, na Região Metropolitana de Vitória (ES), e 116 unidades para a SPE Next Mobilidade (ABC Sistemas) na reformulação do sistema do ABC Paulista (SP) gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).


Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/27/mercedes-benz-vende-132-onibus-para-o-transcol-es-e-116-para-novo-sistema-de-transportes-do-abc-paulista/


Segundo o mais recente balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgado em 03 de agosto de 2021, a Mercedes-Benz lidera o ranking com metade de todo o mercado de ônibus, considerando todos os segmentos de PBT (Peso Bruto Total) a partir de oito toneladas.


O OF-1721, modelo comercializado para o sistema de Salvador, tem PBT de 17 toneladas e é o mais vendido da categoria.


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Posts em Destaques
Posts Recentes