• G1 Fantástico

Fantástico percorre 6 estados brasileiros para mostrar o perigo dos ônibus piratas

Reportagem mostra como a impunidade movimenta um mercado perigoso nas estradas brasileiras.


Ônibus sem manutenção, problemas graves de segurança, descaso geral com as regras. Quando acontece uma tragédia, quem é responsabilizado? Reportagem especial do Fantástico mostra como a impunidade movimenta o mercado dos ônibus piratas. Percorremos seis estados brasileiros para revelar como o transporte irregular de passageiros opera tranquilamente pelas estradas do país.


Segundo a ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, 2.688 ônibus foram apreendidos com várias irregularidades nos últimos dois anos. Ainda de acordo com a agência, o transporte regular de passageiros exige que as empresas contratem um seguro. “Dentro da apólice existem requisitos da prestação de serviço, como prestar serviços com ônibus em situação adequada. Os motoristas estarem cumprindo a jornada de trabalho. A empresa que faz o transporte clandestino muitas vezes não tem seguro”, afirma Marcelo Vinaud Prado, assessor da Superintendência de Serviços de Fiscalização da ANTT.


Como as empresas piratas não seguem essas regras, mesmo quando elas têm seguro as seguradoras dificultam o pagamento. As vítimas acabam ficando desamparadas e precisam recorrer à Justiça.

Posts em Destaques
Posts Recentes