Fiscalização da PBH em portas de garagem gera 30 autuações de ônibus por dia
A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu, nesta semana, mais uma fase da política de Tolerância Zero contra irregularidades no transporte público da capital, o que resultou em 10 ações em portas de garagem das empresas de ônibus da capital, 70 ônibus fiscalizados, 152 autuações emitidas, sete ônibus flagrados sem Autorização de Tráfego (AT), 30 ônibus que tiveram as ATs retidas e três veículos que foram recolhidos ao pátio do Detran-MG. A operação continua nas próximas semanas até completar as 30 garagens que integram o sistema de transporte da capital.
As operações nas portas de garagem ocorreram em oito regionais da capital. Essa etapa da Tolerância Zero mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e no portal de serviços da prefeitura. Outro objetivo da operação é buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego. Esses veículos são identificados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha cada viagem do transporte coletivo. A operação nas portas de garagem aborda, principalmente, os ônibus que estão iniciando as viagens, para garantir a segurança do usuário.
Agentes da BHTrans, SUMOB e Guarda Municipal visitaram dez garagens das empresas de ônibus da capital. Setenta ônibus foram fiscalizados e 152 autuações foram emitidas, tanto pelo regulamento do Transporte coletivo quanto pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Sete ônibus foram flagrados sem Autorização de Tráfego, 30 tiveram as ATs retidas e três veículos foram recolhidos ao pátio do Detran-MG. As irregularidades mais frequentes foram o sistema de freio de portas (desligado ou sem o lacre, que impede que o operador desligue o sistema a qualquer momento), problemas no sistema de iluminação dos veículos (farol, seta, luz de freio etc. inoperantes) e o mau funcionamento plataforma elevatória (equipamento essencial para o acesso de pessoas com deficiência aos ônibus).
O superintendente de mobilidade da capital, André Dantas, acompanhou parte das fiscalizações e destacou a importância do trabalho: “As ações de fiscalização são reflexo do compromisso assumido pela prefeitura em garantir a qualidade do transporte coletivo para o usuário de Belo Horizonte”, destacou André Dantas.
Os usuários devem registrar sua reclamação nos canais disponíveis da Prefeitura, como o Portal de Serviços, pelo Aplicativo gratuito PBH APP, pelo WhatsApp (31)98472-5715 e por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar as equipes de fiscalização. Com o número do veículo as equipes vão diretamente no ônibus que apresenta os problemas relatados. Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários.
Números da segunda fase da Operação Tolerância Zero nas portas de garagem de 26 de fevereiro até 1º de março
Garagens visitadas: 10
Operações realizadas: 10
Regionais: 8 - Barreiro, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Venda Nova, Pampulha (2) e Oeste (2).
Ônibus fiscalizados: 70
Autuações emitidas: 152
Autorizações de Tráfego (ATs) retidas: 30
Ônibus flagrados sem AT: 7
Ônibus recolhidos ao pátio do Detran-MG: 3
Irregularidades mais frequentes: Mau funcionamento do sistema de freio de portas, problemas no sistema de iluminação dos veículos e mau funcionamento da plataforma elevatória.
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