• Diário do Transporte

Greve de ônibus da Viação Marechal no DF afeta passageiros nesta terça-feira (10)

Paralisações na empresa estão sendo constantes e o motivo é o mesmo: atrasos em pagamentos


ADAMO BAZANI


Mais uma vez passageiros que usam as linhas operadas pela Auto Viação Marechal, no Distrito Federal, estão sem transporte.


Motoristas e demais funcionários da companhia que opera na área 4 do sistema (veja mais abaixo) voltaram a cruzar os braços nesta terça-feira, 10 de novembro de 2020.


O motivo é novamente o atraso nos pagamentos de salários e benefícios.


As paralisações por este motivo têm sido constantes.


A empresa voltou a alegar que se esforça para manter todos os pagamentos em dia e que busca empréstimo bancário para quitar os atrasados com os trabalhadores.


A companhia ainda diz que houve queda de 60% na demanda durante o auge da pandemia de Covid-19, mas que a frota foi mantida em 100%, causando desequilíbrio. (veja abaixo a nota completa)


A Marechal presta serviços na Área 4 da concessão dos transportes do DF, que envolve regiões como Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Águas Claras, Guará, Gama e Santa Maria. São 489 ônibus operados pela companhia.


Nota de esclarecimento

A operação da Viação Marechal foi paralisada no início da manhã, desta terça-feira (10), após a empresa não quitar as horas extras dos trabalhadores. Mesmo com todos os esforços a empresa não conseguiu os recursos necessários.


É importante lembrar que a crise causada pelo novo coronavirus reduziu em cerca de 60% o número de passageiros transportados, mas a empresa continuou operando com 100% da frota desde o início da pandemia, não reduziu salários ou suspendeu contratos, mantendo todos os postos de trabalho sem nenhuma demissão. Isso fez com que os custos permanecessem os mesmos, porém a receita da empresa passou a ser apenas 40% do que era antes da pandemia, levando à insustentabilidade da operação. A queda na arrecadação criou uma situação muito difícil para o sistema de transporte público.


Mesmo diante de toda dificuldade, a empresa tem se esforçado para não prejudicar seu maior patrimônio que é o corpo de funcionários. A Marechal está buscando um empréstimo, mas o banco ainda não finalizou o processo.


A Marechal segue com seu compromisso de prestar um serviço de qualidade a população do Distrito Federal e está buscando, de todas as formas, os recursos necessários para garantir a sustentabilidade de sua operação.


Assessoria de Comunicação da Auto Viação Marechal

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle