- Diário do Transporte
Greve dos trabalhadores da Viação Presidente entra no segundo dia em Conselheiro Lafaiete (MG)
Empresa divulgou nota reconhecendo que está em dificuldades financeiras
ALEXANDRE PELEGI
A greve dos funcionários da Viação Presidente, operadora do transporte coletivo em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, entraram no segundo dia de greve nesta quarta-feira, 13 de janeiro de 2021.
Apenas quatro ônibus deixaram a garagem para atendimento emergencial da população.
Em nota publicada nas redes sociais, a Viação Presidente reconheceu que não quitou o pagamento dos funcionários no dia 07 de janeiro, um dos motivos da paralisação dos trabalhadores.
A empresa afirma que propôs quitar os salários até o dia 15, próxima sexta-feira, o que não foi aceito pelos empregados.
Como mostrou o Diário do Transporte, a empresa tinha até esta segunda (11) para fechar acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo da cidade (SINTROCOL).
A categoria entrou em estado de greve após aprovação em assembleia na quarta-feira (6) à tarde, e a Viação Presidente foi notificada da decisão.
A situação crítica do transporte urbano é recorrente na cidade. Os trabalhadores cruzaram os braços em 29 de julho de 2020 cobrando o pagamento de salários atrasados.
Por sua vez, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou que pretende realizar uma nova licitação em 2021 para contratar uma empresa que ofereça um melhor serviço de transporte coletivo. A contratação de uma nova empresa em caráter emergencial não está descartada.
Já a Câmara Municipal, em sessão realizada na terça-feira passada (5), decidiu realizar uma Audiência Pública para discutir a situação do transporte coletivo. O encontro foi agendado para o dia 26 de janeiro de 2021, às 16h.
Quanto ao Plano de Saúde, outro motivo da greve, a Viação Presidente afirma na Nota que está em tratativas para conseguir quitar o débito com a empresa, e que os funcionários estão sendo reembolsados em suas despesas médicas em caso de necessidade.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes