Itajaí testa ônibus 100% elétrico no transporte coletivo
Veículo com autonomia de 250 quilômetros será analisado por 10 dias na linha do bairro Cordeiros para possível aquisição pela empresa concessionária
O novo sistema de ônibus de Itajaí começou a testar nesta segunda-feira (8) um ônibus elétrico na frota que circula diariamente no município. O veículo será utilizado por um período inicial de 10 dias em uma fase de avaliação, para possível aquisição por parte do Consórcio Atalaia, empresa concessionária do serviço na cidade.
O ônibus elétrico vai operar na linha T1A, que liga o terminal do bairro Fazenda ao do bairro Cordeiros, uma das mais movimentadas do município. Ele vai atender a população das 6h às 19h. Uma viagem experimental chegou a ser feita na quinta-feira (4), mas o período de testes com viagens durante todo o dia começou de fato nesta segunda-feira.
A expectativa é de que sejam feitas ao menos 10 viagens durante o dia. O veículo tem como principais vantagens a economia no consumo de combustível, a sustentabilidade e também um maior conforto acústico para os passageiros.
O teste com o ônibus elétrico é uma colaboração entre o Consórcio Atalaia e a empresa Marcopolo, fabricante dos veículos. A principal intenção da medida é testar a autonomia dos ônibus elétricos em diversas cidades do país para analisar a viabilidade do uso desses veículos em longo prazo. O modelo que atuará em Itajaí possui 250 quilômetros de autonomia
O veículo reforça temporariamente a frota do Sistema de Ônibus Local (SOL), novo formato de transporte coletivo que começou a funcionar em outubro do ano passado em Itajaí.
Dois novos ônibus a combustão
Além do ônibus elétrico, a empresa responsável pelo serviço adquiriu outros dois ônibus que vão reforçar o serviço nas linhas T2A (Rio Bonito) e T2B (Cidade Nova).
Os novos veículos a combustão são modelos do ano 2023 e possuem ar-condicionado, wi-fi e outras tecnologias previstas pelo Sistema de Ônibus Local de Itajaí.
Comments