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G1 Maceio

Maceió amplia melhorias no transporte público e terá corredor de ônibus BRT

A ação beneficiará 600 mil pessoas, o que representa 65% da população da capital


Até abril deste ano, o transporte coletivo de Maceió contará com mais 75 novos ônibus com ar condicionado, os chamados “geladões”, equipados com portas USB que proporcionam mais conforto nos deslocamentos.


Depois de reduzir o valor da passagem de ônibus de R$3,65 para R$3,35, a mais barata entre as capitais brasileiras, do passe livre estudantil para Maceió e região metropolitana, do domingo livre e do “madrugadão”, o prefeito JHC anunciou um corredor de ônibus BRT, que beneficiará cerca de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital alagoana.


O BRT começará no Terminal Eustáquio Gomes e terminará na região Central da cidade, na Praça Centenário, em seguida passando pelo Terminal UFAL, na região da Universidade Federal de Alagoas, e pela Estação de Conexão ECO Tabuleiro do Martins, que terá porte intermediário, entre uma estação comum e um terminal de integração.

Segundo o projeto, até chegar à Estação Centenário (Farol), última estação do eixo troncal, o BRT Maceió passará a trafegar nas ruas da região central, alcançando os bairros do Centro, Ponta Verde e Trapiche. Serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade, informou o prefeito, citando que o passe livre já atende mais de 50 mil estudantes com 44 passagens gratuitas por mês.


O Passe Livre foi estendido para estudantes residentes em Maceió e regularmente matriculados nos ensinos técnico e superior de instituições públicas e privadas situadas na região metropolitana. “Na prática, alunos que estudam no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Satuba, Rio Largo e Marechal Deodoro e de outras instituições que não estão na capital, passam a ser beneficiados com a política pública da Prefeitura de Maceió”, informou JHC.


O “madrugadão” é um novo serviço noturno de ônibus, que opera das 23h40 às 4h20, com atendimento para diversos locais antes desassistidos pelas linhas noturnas, entre eles, as avenidas Antônio Gomes de Barros, popularmente conhecida como Amélia Rosa, e a Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, importantes polos geradores de emprego e renda, com restaurantes e locais de entretenimento na capital.


Ao todo, 65 novas localidades, entre ruas, avenidas e praças, passarão a ser atendidas pelo “madrugadão” em diversos bairros, cujo resultado já aponta ampliação de 30,5km no itinerário noturno.

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