top of page
  • Correio do Povo

Novo Hamburgo apresenta novos ônibus que integrarão sistema de transporte público a partir de sábado

O serviço de transporte público será realizado pela empresa catarinense Viação Santa Clara Ltda, vencedora da licitação, e contará com 76 veículos


Frota conta com ar-condicionado, leitor facial, acessibilidade, películas de proteção solar, câmeras de segurança, acesso à internet via wi-fi e botão de pânico


Foi apresentada pela Prefeitura de Novo Hamburgo a nova frota de ônibus e o novo sistema que vai nortear o serviço de transporte público na cidade que entra oficialmente em operação a partir de sábado. Chamado MixMob Sistema Integrado de Mobilidade, o novo serviço de transporte público será realizado pela empresa catarinense Viação Santa Clara Ltda, vencedora da licitação, e contará com 76 veículos, entre vans, micro-ônibus e ônibus, todos na cor amarela. A frota conta ainda com equipamentos de ar-condicionado nas principais rotas, leitor facial, acessibilidade, películas de proteção solar, câmeras de segurança, acesso à internet via wi-fi, sistema de avaliação e botão de pânico. A licitação foi finalizada em novembro de 2023 e a partir de agora o novo transporte público de Novo Hamburgo terá mais conforto, segurança e confiabilidade, com uma frota limpa e moderna.


Além disso, o MixMob também contará com um aplicativo, que mostrará a localização exata do ônibus aos usuários (todos os ônibus terão GPS), o que possibilitará ao usuário ir até seu ponto de embarque momentos antes de ele chegar, evitando esperas desnecessárias. As vans irão atender locais com poucos usuários e localidades mais remotas, que atualmente sequer eram atendidos anteriormente. A comercialização da bilhetagem é feita pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), no posto de atendimento no Largo dos Canelones e também na Estação Rodoviária Normélio Stabel. O valor da passagem é de R$ 5,20. A tarifa representa um ajuste de apenas 4% em relação ao valor atual de R$ 5,00 segue o que está previsto no edital.


A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, lembrou que foi uma licitação difícil, mas foi feita com muita transparência e de acordo com todas as determinações do Tribunal de Contas. “A grande inovação deste modelo é que bilhetagem não ficará na mão da empresa que opera o sistema. A bilhetagem ficará com o poder público porque nós precisamos ter acesso aos números. Através destes dados, destas informações sobre a mobilidade urbana é que poderemos criar políticas públicas de mobilidade que sejam realmente eficientes. Este é o grande diferencial. O gestor vai conseguir entender qual é a demanda real do transporte."


O diretor da Visac-RS, Rodrigo Corleto Hoelzl, empresa responsável pelo serviço, disse que está motivado e confiante para junto com o Município construir um sistema de mobilidade sustentável. “Fomos desafiados com a proposta deste modelo inovador. Vamos oferecer aos hamburguenses tecnologia, modernidade, controle, transparência e vamos colocar em operação uma frota atualizada. O desafio não se limita a ler o edital e cumprir as exigências, mas temos um olhar cuidadoso ao observar a qualidade do município, a tradição, a cultura e da gestão que está à frente da cidade. E Isso nos trouxe muita tranquilidade em aceitar este desafio.”


As passagens avulsas para usuários ocasionais, vale-transporte para trabalhadores e meia tarifa para estudantes são comercializadas exclusivamente em créditos nos cartões MixMob. Quando o sistema entrar em operação, a partir de sábado, as passagens avulsas também poderão ser pagas em dinheiro diretamente nos ônibus.


Comments


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page