- G1 Rio Grande do Sul
Paralisação de empresa de ônibus prejudica circulação em Canoas
Colaboradores da empresa Vicasa estariam sem receber os salários de abril e maio. Outra companhia deve assumir as linhas a partir da segunda-feira (12), segundo a Metroplan.
Os ônibus da empresa Vicasa que atende Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não saíram das garagens desde as primeiras horas desta quinta-feira (8). Com isso, a circulação das linhas Mathias Velho, Fátima-Rio Branco e Harmonia ficam prejudicadas.
A empresa Transcal vai realizar um atendimento emergencial operando na linha Mathias Velho, que tem 70% da demanda das linhas afetadas.
Por meio de nota, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) afirma que, a partir da segunda-feira (12), 100% dos horários vão ser operados pela Transcal, substituindo a Vicasa. (Leia abaixo)
Segundo o diretor de transporte metropolitano da Metroplan, Francisco Hörbe, ao todo são 94 colaboradores na Vicasa e eles estariam sem receber os salários de abril e maio.
Uma reunião entre a empresa e sindicato dos trabalhadores, realizada na quarta-feira (7), na Justiça do Trabalho, terminou sem acordo.
Nota da Metroplan
Com o anúncio de greve para essa quinta-feira, 08/07, por parte dos trabalhadores da empresa Vicasa de Canoas, a Metroplan comunica que parte da tabela horária, de responsabilidade da empresa no lado oeste de Canoas, será atendida pelo Rápido (Transcal). A empresa de Cachoeirinha, que desde maio atende o lado leste da cidade com o Rápido, um serviço, até então, bem avaliado pelos passageiros, deve assumir a operação de todas as linhas metropolitanas na cidade a partir de segunda-feira, em substituição à Vicasa.
A reunião da Vicasa e sindicato dos trabalhadores, realizada nesta quarta-feira, na Justiça do Trabalho, terminou sem acordo. A mediação foi acompanhada pela Metroplan, órgão gestor do sistema Estadual de Transporte Metropolitano.