• Prefeitura de Fortaleza

Passageiros de transporte coletivo terão mais uma forma de pagamento

A modalidade de pagamento via QR Code será implementada em Fortaleza


Os passageiros do transporte coletivo de Fortaleza terão uma nova modalidade de pagamento das passagens de ônibus. A partir desta segunda-feira (21/03), será disponibilizado nos ônibus de Fortaleza o QR Bus, tecnologia que utilizará o QR Code como forma de pagamento.

A alternativa é oferecida através do aplicativo Meu Ônibus, já conhecido e utilizado pelos usuários do sistema de transporte através do qual atualmente pode-se realizar as recargas para os cartões Vale-Transporte, Bilhete Único ou Carteirinha Estudantil. As formas de pagamento tradicionais continuam válidas.

Para David Bezerra, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), facilitar o acesso ao transporte público é importante para fortalecer o modal ônibus na cidade. “Muitas pessoas querem, eventualmente, utilizar o ônibus para deslocamentos e podem utilizar a nova ferramenta”, considera.

De acordo com Dimas Barreira, presidente executivo do Sindiônibus, o objetivo do novo sistema é proporcionar mais uma opção de pagamento para os passageiros, dessa vez na palma da mão. “Essa tecnologia é uma continuidade do nosso trabalho com o autoatendimento. O QR Bus funciona como um bilhete digital em que os clientes podem adquirir e utilizar no momento do embarque. Acreditamos que o principal benefício de uso desse novo pagamento é poder embarcar sem preocupação: Caso você não tenha o Bilhete Único, ou esteja visitando Fortaleza, pode gerar o bilhete e chegar ao seu destino de forma tranquila”, destaca Dimas.

Passo a passo

O interessado deve fazer o download do aplicativo Meu Ônibus, disponível para iOs e Android e selecionar “Recarga on-line”. Automaticamente, o cliente será direcionado para a página de recarga. Após fazer o cadastro, basta selecionar “comprar crédito para QR Code” e preencher os dados do cartão (crédito ou débito) que utilizará para pagamento das passagens, que podem ser adquiridas por meio do pix e/ou cartão de crédito. Caso já seja usuário do “Recarga on-line”, os dados dos cartões já cadastrados serão aproveitados.

No momento do uso, basta acessar o aplicativo, selecionar “Recarga on-line”, e em seguida “Gerar QR Code”. Com o QR gerado, basta posicionar abaixo do validador, sobre uma “guia” já instalada em todos os veículos para facilitar o correto posicionamento do celular com o QR Code a ser lido. É válido ressaltar que o QR Code só deve ser gerado em até cinco minutos antes de ser utilizado. Após esse prazo, o código se torna inválido e o cliente terá o valor da passagem ressarcido em seu saldo em até 48 horas. O prazo de vigência de utilização de um QR Code tem por objetivo evitar fraudes.

Será disponível aos usuários a possibilidade de pagamento para a tarifa comum, atualmente em R$ 3,90.

Tecnologia

O validador que faz a leitura de tickets com QR Code faz parte de um conjunto de inovações que vêm sendo aperfeiçoadas para viabilizar novas modalidades de pagamento, facilitando o acesso dos passageiros aos veículos, reforçando os conceitos de acessibilidade.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon