top of page
  • Prefeitura de Porto Alegre

Porto Alegre conta com 161 novos abrigos de ônibus instalados

Porto Alegre já dispõe de 161 novos abrigos de ônibus, resultados de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Do total dos equipamentos instalados, 138 deles são do tipo A, que possui quatro assentos, e 23 do tipo B com três assentos disponíveis. Os dois modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas.

Do total instalado, 50 são abrigos são sustentáveis e têm painel fotovoltaico. A concessionária também é responsável pela manutenção dos equipamentos - no mês de janeiro, realizou 1.089 atendimentos relativos a atos de vandalismo, limpezas e manutenções.

“Essa parceria nos ajuda a qualificar pontos importantes de embarque e desembarque de passageiros e se soma a outros esforços que estamos fazendo no Programa Mais Transporte”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Além dos abrigos, foram colocados 115 painéis publicitários, forma de remuneração do contrato para o parceiro privado. Antes da instalação desses painéis, os projetos passam por análise na Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

De acordo com o regramento previsto no edital, é permitida a instalação até 40 metros do local do equipamento. O abrigo e o Mobiliário Urbano para Informação (Mupi) devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Contran em questões relativas a obstrução de sinalização viária, e demais decretos municipais relativos as distância das esquinas, entre outros quesitos com o foco na mobilidade ativa.

“Recebemos o croqui e fazemos uma análise de todos os requisitos legais pertinentes. Em muitos casos, verificamos a situação diretamente no local e, sempre que necessário, solicitamos à concessionária a modificação do local para melhor atender os pedestres”, afirma o fiscal do contrato, o engenheiro Guilherme Bender Cunha Mattos.

“Com essa concessão, queremos oferecer o melhor serviço para a população, levando soluções que agregam conveniência e informação ao dia a dia para as pessoas que circulam pelas ruas”, completa José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.


Thomas Grégory (estagiário) / supervisão de Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Comments


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page