top of page
  • Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus leva educação de trânsito a empresa do transporte público


Identificar onde ficam os “pontos cegos” de veículos para evitar acidentes com motos e bicicletas. Este foi um dos principais objetivos de uma ação educativa promovida, nesta quinta-feira, 18/5, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Yamaha Motors da Amazônia, para motoristas de ônibus da empresa Auto Ônibus Líder.

A atividade é voltada à campanha “Maio Amarelo”, movimento que tem a intenção de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A medida visa conscientizar os motoristas sobre os cuidados com motociclistas, ciclistas e pedestres no trânsito da cidade.

A chefe da Divisão de Educação de Trânsito do IMMU, Hanara Souza, destacou a ação na empresa de ônibus. “O cotidiano dos motoristas de ônibus geralmente é bastante corrido e exige muita atenção desses trabalhadores. Por isso, é importante esta iniciativa de termos instrutores orientando motoristas de ônibus da empresa para verificar o ponto cego no trânsito, local onde não se pode ver os condutores ciclistas, motociclistas e até pedestres”, salientou.

Com apoio da Yamaha Motors da Amazônia, os trabalhadores participaram de uma pequena palestra sobre cuidados no trânsito e, em seguida, foram a um ônibus para visualizar os “pontos cegos” dos veículos coletivos. “As simulações de situação de trânsito são feitas com o uso de um ônibus e motocicletas posicionadas estrategicamente em pontos nos quais o condutor de um veículo não consegue enxergá-los, e, dessa forma, possam compreender melhor sobre os ‘pontos cegos’ de veículos, neste caso, dos ônibus”, explicou o instrutor da Yamaha, Rafael Legnaghi da Silva.

Motorista do transporte público há cinco anos, Alblesri Brito Gomes, 37 anos, afirmou que elogiou as orientações repassadas durante a ação. “Fiquei surpreso porque a motocicleta usada na simulação foi colocada em um ponto em que eu não consegui visualizá-la. Realmente, temos que ter muito cuidado para evitar acidentes”, frisou. Humanização do trânsito

As ações de conscientização do trânsito continuaram no período da tarde com uma atuação na empresa Yamaha Motors da Amazônia. Funcionários do setor de Educação do IMMU abordaram colaboradores e motoristas da fábrica para explicar os cuidados que devem ter no trânsito da capital.

“Escolhemos o final do turno dos servidores, porque é um momento em que os funcionários estão indo para casa, geralmente, de ônibus e é uma oportunidade de folhear os materiais informativos”, frisou.

Comentários


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page