top of page
  • Visor Notícias

Projeto promete revolucionar transporte conectando BC à aeroporto e Beto Carrero World

Promobis é voltado para a mobilidade integrada com ônibus elétricos na região de Itajaí e Balneário Camboriú


O projeto Promobis, voltado para a mobilidade integrada com ônibus elétricos na região de Itajaí e Balneário Camboriú, ganhou um novo marco: uma estação de transbordo será instalada dentro do Aeroporto de Navegantes. Este plano ambicioso permitirá que passageiros acessem o transporte público diretamente do terminal aeroportuário.


O acordo para a construção da estação foi selado recentemente em uma reunião em São Paulo. Estiveram presentes Paulinho Bornhausen, que preside o Conselho Consultivo do Promobis, e representantes da CCR, a concessionária responsável pelo Aeroporto de Navegantes.


A estação de transbordo fará parte do projeto do novo terminal de passageiros do aeroporto, que ainda aguarda aprovação. Uma vez concluída, a estação permitirá uma viagem de Balneário Camboriú ao Aeroporto de Navegantes em aproximadamente 30 minutos. E mais: será possível pagar por esse trajeto com uma única passagem.


Mas não é só isso. Os ônibus elétricos também farão a ligação entre o Aeroporto de Navegantes e o parque Beto Carrero World, num trajeto que levará cerca de 10 minutos. O intuito é facilitar o acesso entre os principais pontos turísticos e de transporte da região.


Na primeira fase, o projeto também vai incluir a cidade de Camboriú no mapa do transporte integrado. Posteriormente, o sistema será expandido para outras cidades da região. Os ônibus circularão em pistas exclusivas, utilizando o sistema VLP – veículo leve sobre pneus.


O Promobis é uma iniciativa do InovAmfri, um consórcio entre os municípios da região da Foz do Itajaí-Açu. Esse projeto foi viabilizado por meio de um financiamento internacional obtido junto ao Banco Mundial.


Além do Promobis, o plano de mobilidade regional inclui a construção de um túnel entre Itajaí e Navegantes, atravessando o Rio Itajaí-Açu. Enquanto essa obra mais complexa não é concluída, os ônibus elétricos farão a travessia do rio em barcas especiais, sem necessidade de utilizar o ferry boat.


O projeto prevê um investimento total de US$ 66 milhões. No momento, as prefeituras envolvidas estão trabalhando para aprovar o plano. A Câmara de Vereadores de Navegantes já deu o sinal verde para o Promobis, que agora aguarda aprovação nos legislativos de Itajaí e Balneário Camboriú.


Dada a envergadura do projeto, a expectativa é de que ele comece a ser implementado no próximo ano. Com ele, a região de Itajaí e Balneário Camboriú promete ganhar um sistema de transporte mais eficiente e integrado, beneficiando residentes e turistas.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page