top of page
  • Prefeitura de Fortaleza

Recarga dos cartões de transporte sobe 87,5% pelo app Meu Ônibus Fortaleza

No primeiro semestre 2023, cerca de 110 mil pessoas realizaram 300 mil recargas por mês


Com o objetivo de facilitar o deslocamento do usuário do transporte coletivo da Capital cearense, o aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, gratuito e compatível com os sistemas Android e iOS, já soma mais de 1 milhão de usuários ativos que utilizam a ferramenta regularmente para múltiplas finalidades. O app é oferecido por meio de uma parceria entre a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Um dos serviços bastante utilizados é a recarga on-line dos cartões de transporte (Bilhete Único, carteira estudantil e cartão avulso). Segundo os dados do Sindiônibus, a recarga por meio do aplicativo obteve um acréscimo de 87,5% entre 2022 e 2023. Em 2022, cerca de 78 mil pessoas realizaram, em média, 160 mil recargas mensais pelo app. No primeiro trimestre de 2023, cerca de 110 mil pessoas realizaram 300 mil recargas por mês. A plataforma permite ao passageiro acompanhar, em tempo real através do monitoramento da frota por GPS, o veículo de determinada linha e planejar as viagens, e se destaca, principalmente, por facilitar recargas on-line em Bilhete Único e vale-transporte. Além disso, atualizações recentes da ferramenta permitem o pagamento de passagem por QR Code, proporcionando alternativas aos usuários. É possível, ainda, identificar os pontos de recarga mais próximos para que seja realizada de forma presencial. Ao todo, existem 4.825 pontos de recarga cadastrados e habilitados para realizar vendas de cartões avulsos e recarga. Outra opção é por meio do internet Banking do Banco do Brasil. Vale ressaltar que recargas realizadas no aplicativo demoram até 30 minutos para cair no cartão, já aquelas feitas nos postos presenciais caem instantemente. Paulo César Barroso, superintendente de vale-transporte do Sindiônibus, explica que as novas formas de pagamento e recarga representam inovação tecnológica ao passageiro. “O nosso objetivo é facilitar o acesso a soluções que simplifiquem cada vez mais a vida de nossos usuários, impactando positivamente no enriquecimento de suas experiências diárias com simplicidade, dinamismo e facilidade no deslocamento", reforça.

Para David Bezerra, presidente da Etufor, é fundamental facilitar ao passageiro do transporte coletivo a comodidade de recarga, bem como o planejamento das viagens a partir do app Meu Ônibus. O Bilhete Único ou a carteira estudantil com créditos são as principais formas de utilizar o transporte coletivo de Fortaleza. De uso pessoal e intransferível, o Bilhete Único pode ser solicitado de forma rápida e gratuita em qualquer ponto de cadastramento, mediante a apresentação de documentos (RG, CPF e comprovante de residência em Fortaleza). Este benefício permite que o usuário realize integração com outro ônibus no período de duas horas, sem pagar outra passagem. Postos de cadastro e recarga e/ou transferência de créditos:

Terminais de Integração Papicu e Siqueira Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta-feira das 8h às 17h) Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários 5677 (de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30) Central de Atendimento nos Shoppings Aldeota, RioMar Papicu ou RioMar Kennedy Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra Para saber outros locais, o usuário deve acessar a aba “Pontos de Recarga” no aplicativo Meu Ônibus

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page