top of page
NSC Total

SC Ainda melhor discute as prioridades para o transporte público de Criciúma

Integração das rotas e preço das passagens de ônibus estão entre as principais demandas da cidade do Sul do Estado


Com mais de 890 mil viagens de ônibus todos os meses, Criciúma, no Sul de Santa Catarina, elencou o transporte público como uma das prioridades para o SC Ainda Melhor, lançado pela NSC Comunicação na última segunda-feira (2).  Os dados são da Cribus, concessionária responsável pelo serviço no município. A iniciativa buscou ouvir em uma enquete no NSC Total e no g1 quais são os problemas mais relevantes nas cidades do Estado. 


Em Criciúma, foram ouvidas as entidades Abadeus, ACIC, Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e do Rio Urussanga, AMPE – Associação das Micro e Pequenas Empresas de Criciúma, Bairro da Juventude, CDL, Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Araranguá, Cufa, Satc e Unesc. 


As prioridades da cidade nesse setor ficaram definidas como:


Ampliar os horários do transporte público e garantir a integração das rotas;

  • Garantir a renovação e a qualidade da frota;

  • Desenvolver um aplicativo que integre todos os tipos de transporte (ônibus, táxis, patinetes) para que o trajeto possa ser planejado nos diferentes meios;

  • Fazer estudo de viabilidade de subsídio da prefeitura na tarifa, para que o valor da passagem seja mais atrativo para os usuários.

Preço das passagens de ônibus 

Na cidade do Sul do Estado é preciso desembolsar R$ 5 para andar com os veículos coletivos, fazendo com que o preço das passagens de ônibus seja uma das principais demandas em Criciúma. Segundo a empresa que administra o transporte público em Criciúma, mais de 890 mil viagens são feitas todo mês na cidade. Desse total, 24% delas são feitas por pessoas que possuem gratuidade. 


Outra demanda dos usuários está na quantidade de linhas e horários, principalmente nos bairros. De acordo com especialistas, investir no transporte público é a principal forma de melhorar a mobilidade urbana de uma cidade do tamanho de Criciúma.


—  Além de aumentar a quantidade de linhas e de viabilizar mais horários, os usuários do transporte coletivo de Criciúma também pedem um olhar mais cuidadoso na qualidade dos ônibus. Melhorar o conforto dos veículos é uma necessidade deles — diz o engenheiro civil Luiz Renato Steiner


De acordo com a Cribus, dos 102 ônibus usados no transporte público de Criciúma, 19 possuem ar-condicionado. São os veículos que fazem a linha da Avenida Centenário, entre os terminais da Próspera e do Pinheirinho, conhecidos popularmente como Amarelinhos.


Além de confortável, o transporte público também precisa ser acessível a todos, não só no aspecto financeiro, mas também no estrutural. Segundo Bernado Meyer, coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para o transporte público ser eficiente é preciso que seja inclusivo. 


— As cidades que têm os temas de transporte público eficientes, eles têm transportes inclusivos, onde todo tipo de pessoa utiliza aquele transporte público e elogia. Verifique se o seu candidato é realmente comprometido com a melhoria do transporte público. O transporte público precisa ser bom para todos, não somente para alguns — explica Bernardo.

Comments


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page