• G1 Sergipe

Setransp diz que vai recorrer de decisão judicial sobre limitação de passageiros em ônibus

Setransp diz que vai recorrer de decisão judicial sobre limitação de passageiros em ônibus da Grande Aracaju

A determinação ainda exige o fornecimento de máscaras PFF2 ou N95 para motoristas, cobradores e fiscais.


O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setransp) informou nesta sexta-feira (14) que foi vai recorrer da determinação judicial de limitar o número de passageiros transportados ao número de assentos existentes nos ônibus do transporte público da Grande Aracaju. A decisão ainda exige o fornecimento de máscaras PFF2 ou N95 para motoristas, cobradores e fiscais.


A ação foi ajuizada pelos ministérios públicos Federal (MPF/SE) e do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), para tentar frear a contaminação dos trabalhadores e dos passageiros pelo novo coronavírus.

Em nota, o Setransp se posicionou contra as determinações afirmando que a limitação de público durante o embarque/desembarque nos terminais de integração ou mesmo nos pontos de ônibus colocaria em exposição os trabalhadores do transporte, pelo "risco de confronto com os passageiros". O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários (Sinttra) seguiu o mesmo posicionamento.

Sobre as máscaras, o sindicato disse que seriam necessárias 120 mil unidades por mês, que acarretaria um investimento de cerca de R$ 4,1 milhões até o fim do ano. "Neste caso, além da dificuldade que há para entrega de tal volume, essa aquisição pode gerar o risco de desabastecimento do serviço de saúde que de forma indispensável necessita desse EPI".

Segundo o órgão, de março do ano passado a março deste ano, entre quase dois mil funcionários, a média de contaminação é de 0,5% mensal, o equivalente a nove pessoas por mês. "Os trabalhadores rodoviários recebem álcool em gel, máscaras de proteção de pano", diz a nota.


O Setransp também informa que está buscando orientação com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e a Prefeitura de Aracaju quanto ao cumprimento da decisão.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos