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Superlotação, falta de informação e assédio: pesquisa do TCDF avalia transporte coletivo no DF

  • Brasil de Fato
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura

37% das mulheres já sofreram assédio ou abuso no ônibus; questionário pode ser respondido até dia 28


Superlotação, longas esperas nas paradas e falta de informação sobre linhas e horários – essa é a realidade de quem utiliza o transporte público por ônibus no Distrito Federal (DF), segundo os dados preliminares de uma pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF). Já a medida que retirou o pagamento em dinheiro nos veículos foi elogiada pelos usuários que responderam ao questionário, que segue aberto até o dia 28 de abril.


A pesquisa avalia aspectos como pontualidade, acessibilidade, limpeza, lotação, qualidade do atendimento aos passageiros e segurança. 37% das mulheres ouvidas até agora afirmaram que já foram vítimas de assédio ou abuso dentro dos ônibus. O questionário também apura a ocorrência de furtos, roubos e importunação.



Segundo o TCDF, há 3 mil ônibus circulando no Distrito Federal e um aporte anual de quase R$ 2 bilhões de reais feito pelo Governo do DF para as empresas de transporte.


A pesquisa faz parte de uma auditoria do TCDF para avaliar a gestão dos dados e a transparência ativa do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF) e os resultados serão apresentados à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que deverá aperfeiçoar os serviços oferecidos aos passageiros.


Além da satisfação dos usuários sobre o serviço prestado, a fiscalização também vai avaliar o funcionamento das ferramentas de localização dos ônibus (GPS), a programação das viagens (linhas e horários) e a bilhetagem.


Resultados preliminares

Cerca de mil pessoas já responderam ao questionário. 53% dos respondentes são mulheres e 72% possuem entre 24 e 55 anos de idade. 73% das pessoas utilizam o sistema de transporte coletivo para ir ao trabalho. 71% utilizam dois ou mais ônibus para deslocamento de ida e 50% levam mais de uma hora para chegar ao destino.


Em relação à segurança, 40% dos participantes relataram que já presenciaram algum caso de assédio no ônibus e 23% já foram vítimas de furto ou roubo.


Os resultados preliminares mostram que os usuários apontaram cinco prioridades de melhoria no sistema de transporte público:

  1. Quantidade de passageiros nos ônibus (superlotação) – 67%

  2. Tempo de espera pelo ônibus – 58%

  3. Saída do ônibus no horário programado (pontualidade) – 48%

  4. Tempo de duração da viagem (desde o primeiro ônibus até descer do último ônibus) – 43%

  5. Ventilação e temperatura no interior dos ônibus – 38%


Participe da pesquisa

O formulário para responder a pesquisa está aberto até o dia 28 de abril. Segundo o TCDF, todas as respostas serão tratadas de forma confidencial, garantindo sigilo e anonimato. O tempo para responder varia entre 3 e 4 minutos.



 
 
 

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