top of page

Transporte coletivo amanhece com paralisações em Florianópolis

  • G1 SC
  • 12 de jun.
  • 2 min de leitura

Até as 8h20, ônibus que fazem as linhas da região Norte, além das empresas Transol e Canasvieiras, não operavam. Número representa cerca de 50% do serviço.


O transporte coletivo de Florianópolis amanheceu com cerca de 50% das operações paralisadas nesta quinta-feira (12). Até as 8h20, os ônibus que fazem as linhas da região Norte, além das empresas Transol e Canasvieiras, não operavam.


A suspensão das atividades acontece desde a madrugada. Inicialmente, a previsão da prefeitura é de que a situação fosse normalizada às 7h. Logo depois, o município mudou para às 8h. Por volta das 8h20, a administração municipal atualizou novamente o horário para às 9h.


A paralisação ocorre após a aprovação de uma "jornada de lutas" aprovada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) na quarta (11). Os trabalhadores pedem, entre as várias reivindicações, mais cobradores nos ônibus, já que parte dos motoristas tem atuado sozinho nos coletivos.


Segundo Dionísio Linder, presidente da categoria, as suspensões das linhas acontecerão em algumas empresas e em diferentes horários na Grande Florianópolis. “Podemos ter paralisações a qualquer hora e a qualquer momento do dia”, disse.


Em nota, a prefeitura da Capital afirmou que prepara ações para reduzir os impactos da mobilização. Para isso, o município buscará autorizar transporte alternativo, como vans privadas. Nesta manhã, porém, os veículos não operavam.


A guarda municipal também atua na organização do trânsito da cidade.


Impacto


Por conta da paralisação, as atividades da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) forma flexibilizadas na Capital. O Campus Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) seguia sem alterações até as 8h30.


Nota do sindicato


"Mais de 500 trabalhadores reunidos em assembleia rejeitaram por unanimidade a proposta apresentada pelos empresários e aprovaram uma jornada de lutas podendo realizar paralisações parciais sem descartar uma paralisação total a qualquer momento, uma vez que já foi decretado o estado de greve".


Nota da prefeitura


Os trabalhadores do transporte coletivo definiram, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, paralisações esporádicas sem greve geral no transporte coletivo.


A Prefeitura de Florianópolis, considerando a importância do funcionamento do transporte coletivo à cidade, prepara ações para reduzir os impactos das paralisações.


Para isso, o Município irá, em um primeiro momento, autorizar o uso de transportes alternativos, como vans privadas, para aqueles que quiserem utilizar esse meio enquanto o serviço estiver sendo afetado. A Guarda Municipal também atuará para garantir o direito de ir e vir da população.


A administração acompanhou as negociações entre sindicato e Consórcio Fênix, colaborando em tudo o que era possível para evitar possíveis danos à população.

 
 
 

Comments


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle
bottom of page