Transporte público em São João recebe melhorias - mais ônibus e horários disponíveis

Desde segunda-feira (2), a Rápido Sumaré (empresa que administra o transporte público em São João) está com mais horários de ônibus disponíveis à população. Atendendo aos pedidos dos usuários, a prefeita Teresinha solicitou diversas melhorias.


“Estávamos num período de pandemia, o que dificultou o trabalho da empresa. Porém, com a retomada econômica em alta, era preciso ajustes e entramos em um acordo para que a população seja beneficiada”, destaca a prefeita.


Desde o primeiro dia útil do mês de maio, as mudanças foram:


- Aumento de 25% da frota de ônibus operacionais;


- Aumento de 48% da grade de horários, de segunda a sexta-feira;


- Aumento de 22% da grade de horários aos sábados;


- Retomada do serviço aos domingos, com 59 horários;


- Melhorias nas linhas e bairros com baixa demanda, que estavam sem atendimento (Ex: Santo André, Santo Antônio e Jardim das Acácias);


- Ampliação da frequência entre viagens nas linhas e bairros com boa demanda (Ex: DER, Jardim dos Ipês e Parque dos Resedás I);


- Nas linhas e bairros com baixa demanda, melhorias da frequência entre viagens (Ex: 1º de Maio, Pratinha, Vila Brasil, Durval Nicolau e Recanto do Jaguari);


- Novos horários de atendimento nos bairros Solário da Mantiqueira, Recanto do Jaguari, Pratinha, 1º de Maio, Santo Antônio e Santo André;


- O preço da tarifa paga pelo usuário não sofrerá reajuste de valor em 2022.

APROVADO POR MAIORIA – A Câmara Municipal aprovou, no último dia 11 de abril, o projeto de lei nº 022/2022, em que a Prefeitura foi autorizada a realizar o pagamento de subsídio à tarifa do transporte público coletivo. Deste projeto, originou-se a lei municipal nº 4.993, de 18 de abril de 2022, que visa resguardar o exercício e o funcionamento do transporte público municipal, num problema que se arrastava por anos.


Segundo a lei, o aporte de valores ficará limitado a R$ 408 mil, a serem repassados pelo Poder Executivo diretamente à empresa Rápido Sumaré, de forma mensal, após regular prestação de contas, e deverá ser utilizado exclusivamente para o abatimento da tarifa do transporte público. Em virtude do subsídio, ficam suspensos quaisquer aumentos do valor da tarifa do transporte público até 31 de dezembro de 2022.


O diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Ulisses Brandão Ribeiro, comenta sobre as mudanças. “O transporte público, para além de instrumento da mobilidade urbana, é considerado um serviço essencial e direito social na Constituição Federal. Essa, de fato, é uma grande vitória da população sanjoanense que utiliza o transporte público. Meus votos à prefeita Teresinha, que faz uma gestão participativa e humana, e também aos vereadores que votaram a favor da democracia e do povo sanjoanense”, salienta.


Os usuários do transporte público podem consultar os novos horários das linhas de ônibus no site www.rapidosumare.com.br, ou pelo aplicativo Cittamobi.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon