Transporte Público: Pagamento com cartão de crédito e débito cresce na cidade
A adesão ao pagamento com cartão de débito e/ou crédito para a utilização do transporte público vem crescendo de forma significativa, em Jundiaí. Implantado em 2020, o município foi o primeiro da América Latina a disponibilizar a tecnologia em 100% da frota.
“Jundiaí cresce mirando o futuro. Utilizamos a tecnologia a favor do transporte público no intuito de melhorar a vida das pessoas. Diminuindo o tempo que o usuário gasta desde a entrada nos terminais quanto nos ônibus, gerando agilidade, comodidade e segurança para o cidadão que utiliza do transporte coletivo”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz.
Dados do Departamento de Transporte Público (DTP) da UGMT mostram que, em 2020, ano em que a cobrança via cartão de crédito ou débito foi implantada, 5.296 pessoas utilizaram o sistema. Já em 2023, 1.057.785 pessoas utilizaram do benefício. Uma estimativa realizada pela UGMT aponta que aproximadamente 1.460.000 usuários devam utilizar do sistema de pagamento via cartão de débito/crédito em 2024.
O preparador de barbotina, Genivaldo José, costuma realizar o pagamento com cartão de crédito e/ou débito nos terminais quando ele está de folga do serviço. “Eu costumo pagar a passagem quando eu não estou trabalhando e isso facilita demais. Não preciso pegar fila nos guichês, agilizando o meu dia a dia”, analisa o Genivaldo.
Segundo a Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí), é possível fazer as viagens utilizando os cartões de qualquer bandeira, sendo as mais usada: Mastercard (77%), Visa (16%), Elo (5%) e Maestro (2%).
A cabeleireira Larissa Pereira usa diariamente o transporte público. Para ela, a tecnologia aliada ao transporte coletivo facilita e muito a vida da população. “Hoje em dia quase não se usa mais dinheiro físico. A gente consegue pagar tudo por cartões ou celular, além de nos proporcionar uma maior segurança também”, destaca.
Atualmente Jundiaí, conta com uma frota 227 ônibus, todos adaptados, todos com sinal de wi-fi, carregadores de celular com entrada USB e 4 câmeras de segurança por veículo, além disso, 92 ônibus possuem o sistema de ar-condicionado, proporcionando maior conforto e acessibilidade aos usuários.
Comments