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Com nova licitação do transporte prevista para outubro, Campinas troca mais 60 ônibus velhos; veja linhas

  • G1 Campinas e Região
  • 13 de ago.
  • 3 min de leitura

Novos veículos estão circulando nas regiões do Campo Grande e Nova Aparecida/Padre Anchieta. Ao todo, foram incorporados 110 coletivos à frota municipal desde o início do ano.


Com a nova licitação do transporte prevista para outubro deste ano, a prefeitura de Campinas (SP) anunciou, nesta segunda-feira (11), que a metrópole recebeu 60 novos ônibus com ar-condicionado e carregadores USB.

Anunciados pela administração municipal em julho, os novos veículos estão circulando nas regiões do Campo Grande e Nova Aparecida/Padre Anchieta. Ao todo, foram incorporados 110 novos ônibus à frota municipal desde o início do ano.

A renovação da frota ocorre em meio à expectativa de publicação do novo edital para licitação e concessão do transporte público convencional no município, prevista para outubro deste ano. Segundo a administração municipal, entre as mudanças esperadas estão:



  • a flexibilização da tecnologia que será empregada na frota de ônibus limpa, que poderá ser elétrica ou utilizar outras tecnologias, como gás natural, biometano e hidrogênio, ou até uma nova forma de combustível verde que seja apresentada nos próximos 15 anos;

  • a atualização dos preços e valores dos custos que envolvem a concessão, como diesel, frota de veículos e mão de obra (motoristas e mecânicos);

  • a revisão das linhas, para tornar o sistema de transporte coletivo mais racional, também com base em sugestões da população, e atualização da demanda de passageiros.


Após a publicação do edital, as empresas e consórcios interessados terão 45 dias úteis para elaborarem as respostas. Terminando o prazo, os envelopes serão abertos.



Em fevereiro de 2025, as quebras de ônibus municipais em Campinas aumentaram 63,8% em comparação com o mesmo mês no ano passado, segundo dados da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Até o dia 18 de março, a metrópole registrava, em média, 48 ocorrências com ônibus quebrados no transporte público por dia em 2025.


Linhas com novos ônibus


Receberam os últimos dez veículos, nesta segunda (11), as linhas:


  • 213 – Terminal Itajaí (4 veículos); e

  • 219 – Terminal Itajaí (6).


Os demais foram incorporados entre o final de julho e o início de agosto nas linhas:


  • 231 – Satélite Íris I (4);

  • 239 – Terminal Ouro Verde (3);

  • 251 – Parque Fazendinha (3);

  • 252 – Parque São Jorge (3);

  • 254 – Parque Universal (3);

  • 255 – Parque Via Norte (2);

  • 256 – Parque Fazendinha (2);

  • 257 – Parque São Jorge (3);

  • 260 – Nova Aparecida/Shopping Iguatemi (8);

  • 261 – Padre Anchieta I (4);

  • 263 – Terminal Padre Anchieta (7);

  • 264 – Vila Padre Anchieta (2); e

  • 265 – Padre Anchieta (6).


Ainda segundo a prefeitura, os veículos são convencionais, do modelo Euro 6, com quatro portas, ar-condicionado e tomadas USB para recarga de celular. Possuem 12,7 metros de comprimento e 208 cv (cavalo-vapor) de potência, e têm capacidade para 33 passageiros sentados e outros 29 em pé.


Inicialmente prevista para março de 2016, a nova licitação é aguarda porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) avaliou como irregular a concorrência de 2005. Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços.

Em agosto de 2019, a prefeitura lançou a primeira versão do edital, mas o documento foi suspenso pelo TCE dois meses depois e acabou barrado pela Justiça em novembro daquele ano. A licitação de 2005 venceu em 2020 e a definição do novo contrato virou uma “novela”.

Com a anulação, a administração municipal recomeçou o processo para consolidar um novo edital, que foi publicado em dezembro de 2022 - já na gestão Dário Saadi (Republicanos).

Em março de 2023, o processo chegou a ser interrompido pelo TCE após contestação pelo sindicato das empresas do segmento (Setcamp). Em maio de 2023, o TCE-SP determinou a reformulação do edital com correções de 14 itens para o processo ser retomado.

A reformulação foi publicada no dia 14 de julho. Os estudos para adequações foram realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Com as correções no edital, a licitação ocorreu em 20 de setembro de 2023, mas foi declarada deserta, porque nenhuma empresa apresentou oferta para a concessão. Com isso, a prefeitura recomeçou o processo licitatório do zero.


A administração municipal abriu em outubro de 2023, a segunda consulta pública para receber sugestões que pudessem contribuir com o processo. Foram 131 manifestações recebidas.

Em junho de 2024 foi nomeado, pela administração municipal, um Grupo de Trabalho Intersecretarial, para conduzir a nova licitação do transporte coletivo.

Por fim, em dezembro do ano passado, foram realizadas as audiências públicas para apresentação, à população, da nova proposta de edital.

 
 
 

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