top of page

Curitiba instala barreiras contra fura-catracas na tentativa de reduzir invasões e prejuízos

  • Gazeta do Povo
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Responsável pela gestão do transporte coletivo na capital paranaense, a Urbanização de Curitiba (Urbs) deu início à instalação de barreiras físicas em 62 estações-tubo com o objetivo de coibir a ação dos fura-catracas, pessoas que entram nos ônibus sem pagar passagem. A medida pretende reduzir prejuízos estimados em R$ 7,5 milhões até agora neste ano, valor atribuído à evasão de receita no transporte coletivo.


Ao todo, serão implantadas 124 barreiras de aço, duas em cada estação, posicionadas nas laterais, para impedir o acesso indevido. A primeira estrutura foi colocada na estação-tubo China, no Bairro Alto. As próximas devem ser instaladas na estação Passeio Público, no Centro Cívico.

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a prática dos fura-catracas impacta diretamente o equilíbrio financeiro do sistema. “As invasões prejudicam o transporte público, pois o serviço deixa de receber a receita correspondente e precisa investir mais em fiscalização. Isso acaba penalizando quem paga corretamente pela tarifa”, afirma.


Durante os trabalhos, as estações continuam operando normalmente. A previsão é de que todas as 62 estações recebam o novo dispositivo em até 12 meses.


Fura-catracas provocam milhares de invasões em estações de ônibus de Curitiba

Uma pesquisa do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) revelou que, em apenas uma semana de agosto de 2025, foram registradas 32.181 invasões, o que representa uma média de 4,6 mil casos por dia. Embora o número seja 14% menor que o da pesquisa anterior, de março, o índice continua elevado.

Entre as estações com maior número de ocorrências estão:


  • Marumby (1.022 casos)

  • UTFPR sentido Pinheirinho (802)

  • Osternack (796), Kennedy (673)

  • Praça Rui Barbosa sentido Centenário (615).


as estações Barigui, no bairro Mossunguê, concentram a maior proporção de fura-catracas em relação ao total de usuários: 34% dos passageiros no sentido bairro e 21% no sentido Centro deixaram de pagar passagem.


O presidente do Setransp, Angelo Gulin, destaca que os dados são compartilhados com o poder público para orientar ações de controle. “Esperamos que a população apoie a iniciativa, que busca mais segurança e justiça para quem utiliza e paga corretamente o transporte”, diz.


Urbs testa novo modelo de barreira

Além das estruturas fixas, a Urbs está avaliando um modelo móvel de barreira contra fura-catracas, criado a partir da ideia de um passageiro. O sistema é acionado por meio de contatos entre as linguetas instaladas na rampa do ônibus e na plataforma da estação, bloqueando a passagem indevida no momento em que o veículo se aproxima.


O teste está em andamento desde março na estação-tubo Morretes, no bairro Portão. Caso apresente bons resultados, o equipamento poderá ser adotado em outras unidades. “Estamos monitorando o desempenho e realizando ajustes para garantir eficiência e segurança”, explica Alceu Portella, gestor da área de manutenção da Urbs.

 
 
 

Comentários


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle
bottom of page