Prefeitura de BH inicia Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo
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A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), iniciou nesta semana as obras para implantação de faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro. A ação faz parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, que tem como objetivo oferecer mais agilidade ao transporte coletivo, melhorar a circulação de pedestres e motoristas, aumentar a segurança viária e diminuir o tempo de viagem dos usuários de ônibus.
As faixas exclusivas operarão nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita. O projeto prevê ajustes na circulação de veículos, nos pontos de ônibus e na sinalização, além de adequações geométricas e na programação semafórica e recuperação do pavimento das duas avenidas.
Na Avenida João Pinheiro, não haverá mudanças nas faixas de tráfego nem nas vagas de estacionamento, que serão mantidas, assim como a ciclovia. Já na Avenida Cristóvão Colombo será necessária a retirada de 19 vagas de estacionamento rotativo e cinco de motos no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza. Na avenida também serão realocadas vagas especiais, de carga e descarga, além da estação de bicicletas compartilhadas.
Entre os principais resultados esperados estão:
- Aumento de 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, que atualmente é de aproximadamente 8 km/h;
- Redução do tempo de viagem e da espera nos pontos;
- Diminuição do custo do transporte coletivo;
- Menor emissão de gases de efeito estufa (GEE).
A prioridade ao transporte coletivo nas avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo é fundamental, já que atualmente 67% das pessoas que circulam pelas duas vias em horário de pico utilizam ônibus. Caso esses passageiros estivessem em carros, seriam cerca de 5 mil veículos a mais nas vias, em vez das cerca de 100 viagens de ônibus que hoje atendem a região.
Investimento
As obras fazem parte do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 132,5 milhões da União e o restante de contrapartida do município), provenientes do Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável. O investimento será destinado à ampliação da malha de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo e à expansão da infraestrutura cicloviária.
Atualmente, Belo Horizonte conta com 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus (21,7 km do MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais). Com a implantação de mais 64,3 km, a cidade reforça o compromisso com a mobilidade sustentável, proporcionando viagens mais rápidas, seguras e eficientes.
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