top of page

Prefeitura de BH inicia Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo

  • Prefeitura de BH
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), iniciou nesta semana as obras para implantação de faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro. A ação faz parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, que tem como objetivo oferecer mais agilidade ao transporte coletivo, melhorar a circulação de pedestres e motoristas, aumentar a segurança viária e diminuir o tempo de viagem dos usuários de ônibus. 


As faixas exclusivas operarão nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita. O projeto prevê ajustes na circulação de veículos, nos pontos de ônibus e na sinalização, além de adequações geométricas e na programação semafórica e recuperação do pavimento das duas avenidas. 


Na Avenida João Pinheiro, não haverá mudanças nas faixas de tráfego nem nas vagas de estacionamento, que serão mantidas, assim como a ciclovia. Já na Avenida Cristóvão Colombo será necessária a retirada de 19 vagas de estacionamento rotativo e cinco de motos no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza. Na avenida também serão realocadas vagas especiais, de carga e descarga, além da estação de bicicletas compartilhadas. 


Entre os principais resultados esperados estão: 


-    Aumento de 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, que atualmente é de aproximadamente 8 km/h;


-    Redução do tempo de viagem e da espera nos pontos;


-    Diminuição do custo do transporte coletivo;


-    Menor emissão de gases de efeito estufa (GEE). 


A prioridade ao transporte coletivo nas avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo é fundamental, já que atualmente 67% das pessoas que circulam pelas duas vias em horário de pico utilizam ônibus. Caso esses passageiros estivessem em carros, seriam cerca de 5 mil veículos a mais nas vias, em vez das cerca de 100 viagens de ônibus que hoje atendem a região. 


Investimento 


As obras fazem parte do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 132,5 milhões da União e o restante de contrapartida do município), provenientes do Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável. O investimento será destinado à ampliação da malha de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo e à expansão da infraestrutura cicloviária. 


Atualmente, Belo Horizonte conta com 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus (21,7 km do MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais). Com a implantação de mais 64,3 km, a cidade reforça o compromisso com a mobilidade sustentável, proporcionando viagens mais rápidas, seguras e eficientes.

 
 
 

Comentários


Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Softbus Consultoria e Informática Ltda

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Instagram - Black Circle
bottom of page