top of page
  • G1 Bahia

Rodoviários em aviso prévio e anúncio de suspensão de linhas: entenda crise no transporte metropolitano de Salvador

Sistema transporta mais de 3 milhões de passageiros mensalmente e recebe reclamações constantes.


Duas empresas que prestam serviço no transporte metropolitano de Salvador anunciaram a suspensão de algumas linhas e o cumprimento de aviso prévio dos rodoviários. A situação expõe uma crise no sistema, que transporta mais de 3 milhões de pessoas mensalmente e convive com constantes reclamações de passageiros.


Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Metropolitano (Sindimetro), na sexta-feira (5), a empresa Avanço Transportes, responsável pela operação de linhas metropolitanas que atendem as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas, informou que vai entregar as linhas no dia 14 de abril.

Veja abaixo as linhas da Avanço Transportes que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:


  • A800 - Camaçari x Águas Claras (via BA-093)

  • A0812 - Camaçari x Simões Filho

  • A0813 - Candeias x Simões Filho

  • A814A - Camaçari x Águas Claras (via Parafuso)

  • A0834 - Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas

  • A0835 - Distrito de Passé (Candeias) x Calçada

  • A0903A - Candeias x Outlet Premium (via Simões Filho)

  • 874A - Simões Filho x Lauro de Freitas

  • 811.URB - Candeias x São Francisco do Conde


2. Fim de linhas Lauro de Freitas - Salvador


Também em reunião com o Sindimetro, na sexta, a empresa Costa Verde anunciou que não prestará mais os serviços com linhas que atendem Lauro de Freitas e Salvador após 26 anos de operação a partir do dia 2 de maio.

Veja abaixo as linhas da empresa Costa Verde que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:


  • 846 - Lauro de Freitas - Lapa (via Avenida Centenário)

  • 860 - Portão - Terminal Pituaçu (via Avenida Pinto de Aguiar)

  • 841 - Vilas do Atlântico - Campo Grande (via orla)



3. Justificativas das empresas

Para tomar a decisão pela suspensão das linhas as empresas alegam:

👉 dificuldade financeira

👉 concorrência com o transporte clandestino

👉 alto custo com pedágio e peças para manutenção de veículos

👉 falta de licitação do transporte metropolitano


4. Demissões de rodoviários


De acordo com o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, 1.520 funcionários serão afetados direta e indiretamente com o fim das operações das empresas Costa Verde e Avanço. Eles já cumprem aviso prévio.


5. Tentativa de licitação em 2023 não andou


Em 2 de agosto de 2023, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública contra o Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação do Estado da Bahia (Agerba).

No documento, as promotoras de justiça Rita Tourinho e Andréa Borges explicaram que o MP-BA buscava solucionar a questão da licitação desde 2017, quando, conforme o órgão, a Agerba já indicava a abertura de procedimento licitatório, que, até então, nunca foi realizado.

Segundo nota do MP-BA, mesmo com o ajuizamento da ação, o órgão busca solucionar a questão por meio de audiência de conciliação com os envolvidos.


6. O que diz a Agerba


A Agerba, agência responsável pos ônibus metropolitanos, disse em nota que tem conhecimento do encerramento das atividades da empresa Costa Verde e a devolução das linhas pela empresa Avanço Transportes.

Afirmou ainda que permanece em negociações com as empresas Costa Verde e Avanço e que tem adotado todas as medidas para que os passageiros não tenham prejuízo. No entanto, não detalhou as medidas.

Questionada sobre a abertura da licitação do transporte metropolitano, a agência informou que o processo está em analise e as tratativas estão sendo feitas junto ao Ministério Público da Bahia e Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra).


7. Greve encerrada há cerca de um mês


👉 Parte dos rodoviários que trabalham no transporte metropolitano nas cidades vizinhas de Salvador (RMS) e da Linha Verde decretou greve, por tempo indeterminado, nas primeiras horas do dia 13 de março. A categoria argumentou que negociava há mais de 100 dias pautas como reajuste de 11% no salário dos rodoviários, 20% no ticket alimentação e 100% na cesta básica, "dentre outras solicitações".


👉 O movimento foi encerrado no final do dia e a retomada da circulação dos ônibus metropolitanos aconteceu no dia 14 de março.



👉 Os rodoviários aceitaram um reajuste salarial de 4,75% e de 5% no ticket alimentação e cesta básica. As cláusulas anteriores também foram mantidas, segundo o Sindmetro. As negociações no Ministério Público do Trabalho (MPT) e a assembleia aconteceram no dia 26 de março.


👉 Um dia depois, quando o reajuste de 8,11% em relação a tarifa anterior passou a valer para os ônibus metropolitanos de Salvador, os passageiros foram pegos de surpresa ao encontrar o anúncio de aumento colado nos veículos.


Entenda as mudanças nas tarifas:

As passagens têm valores diferentes a depender da distância da cidade. Na época, as que compõem o Anel 1, ônibus que atendem as cidades de Simões Filho e Lauro de Freitas, passaram a custar R$ 5,20.


As tarifas das linhas que atendem a Camaçari e Candeias, Anel 2, passaram para R$ 7,40 e as tarifas das linhas que atendem o Anel 3, Dias D'ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Madre de Deus, foram para R$ 10,40. Ou seja, quem pegava o ônibus em Camaçari com destino ao Terminal Mussurunga, em Salvador, até 26 de março, pagava R$ 6,80. No entanto, a partir de 27 de março, a tarifa aumentou para R$ 7,40.


Já quem pegava o ônibus em Madre de Deus para soltar em Lauro de Freitas, pagava R$9,60 e agora desembolsa R$10,40.


8. Cronologia de atos feitos pelos rodoviários


👉 FEVEREIRO DE 2023: Os rodoviários metropolitanos fizeram uma paralisação de 24 horas. Na época, um acordo foi feito para que o dinheiro fosse liberado no dia 20 de julho;


👉 JULHO DE 2023: A categoria entrou em greve, com o pedido do pagamento de direitos trabalhista para cerca de 500 trabalhadores demitidos por duas empresas, que pediram falência. As empresas tinham frota e garagens alugadas - e não teriam patrimônios para serem penhorados.


As empresas disseram na época que aguardavam o repasse de uma verba federal que estaria com o Governo do Estado para poder pagar os ex-funcionários. A gestão estadual afirmou que os recursos foram distribuídos entre as empresas de transporte de forma correta.


A Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) entrou com um pedido na Justiça para que a greve fosse declarada ilegal. O movimento foi encerrado dois dias após o início, quando o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), concedeu a liminar suspendendo a PGE.



MENU

Rodoviários em aviso prévio e anúncio de suspensão de linhas: entenda crise no transporte metropolitano de Salvador

Sistema transporta mais de 3 milhões de passageiros mensalmente e recebe reclamações constantes.


Empresas que operam transporte metropolitano de Salvador anunciam entregam linhas

Duas empresas que prestam serviço no transporte metropolitano de Salvador anunciaram a suspensão de algumas linhas e o cumprimento de aviso prévio dos rodoviários. A situação expõe uma crise no sistema, que transporta mais de 3 milhões de pessoas mensalmente e convive com constantes reclamações de passageiros.



Essa reportagem do g1 vai explicar:




1. Fim de linhas que atendem cinco cidades


Ônibus da Região Metropolitana de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Metropolitano (Sindimetro), na sexta-feira (5), a empresa Avanço Transportes, responsável pela operação de linhas metropolitanas que atendem as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas, informou que vai entregar as linhas no dia 14 de abril.

Veja abaixo as linhas da Avanço Transportes que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:


  • A800 - Camaçari x Águas Claras (via BA-093)

  • A0812 - Camaçari x Simões Filho

  • A0813 - Candeias x Simões Filho

  • A814A - Camaçari x Águas Claras (via Parafuso)

  • A0834 - Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas

  • A0835 - Distrito de Passé (Candeias) x Calçada

  • A0903A - Candeias x Outlet Premium (via Simões Filho)

  • 874A - Simões Filho x Lauro de Freitas

  • 811.URB - Candeias x São Francisco do Conde



2. Fim de linhas Lauro de Freitas - Salvador


Também em reunião com o Sindimetro, na sexta, a empresa Costa Verde anunciou que não prestará mais os serviços com linhas que atendem Lauro de Freitas e Salvador após 26 anos de operação a partir do dia 2 de maio.

Veja abaixo as linhas da empresa Costa Verde que, conforme o anúncio, estão previstas para deixar de operar:


  • 846 - Lauro de Freitas - Lapa (via Avenida Centenário)

  • 860 - Portão - Terminal Pituaçu (via Avenida Pinto de Aguiar)

  • 841 - Vilas do Atlântico - Campo Grande (via orla)



3. Justificativas das empresas


Para tomar a decisão pela suspensão das linhas as empresas alegam:

👉 dificuldade financeira

👉 concorrência com o transporte clandestino

👉 alto custo com pedágio e peças para manutenção de veículos

👉 falta de licitação do transporte metropolitano


4. Demissões de rodoviários


De acordo com o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, 1.520 funcionários serão afetados direta e indiretamente com o fim das operações das empresas Costa Verde e Avanço. Eles já cumprem aviso prévio.


5. Tentativa de licitação em 2023 não andou


Em 2 de agosto de 2023, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública contra o Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação do Estado da Bahia (Agerba).


No documento, as promotoras de justiça Rita Tourinho e Andréa Borges explicaram que o MP-BA buscava solucionar a questão da licitação desde 2017, quando, conforme o órgão, a Agerba já indicava a abertura de procedimento licitatório, que, até então, nunca foi realizado.


Segundo nota do MP-BA, mesmo com o ajuizamento da ação, o órgão busca solucionar a questão por meio de audiência de conciliação com os envolvidos.


6. O que diz a Agerba


A Agerba, agência responsável pos ônibus metropolitanos, disse em nota que tem conhecimento do encerramento das atividades da empresa Costa Verde e a devolução das linhas pela empresa Avanço Transportes.

Afirmou ainda que permanece em negociações com as empresas Costa Verde e Avanço e que tem adotado todas as medidas para que os passageiros não tenham prejuízo. No entanto, não detalhou as medidas.


Questionada sobre a abertura da licitação do transporte metropolitano, a agência informou que o processo está em analise e as tratativas estão sendo feitas junto ao Ministério Público da Bahia e Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra).


7. Greve encerrada há cerca de um mês


👉 Parte dos rodoviários que trabalham no transporte metropolitano nas cidades vizinhas de Salvador (RMS) e da Linha Verde decretou greve, por tempo indeterminado, nas primeiras horas do dia 13 de março. A categoria argumentou que negociava há mais de 100 dias pautas como reajuste de 11% no salário dos rodoviários, 20% no ticket alimentação e 100% na cesta básica, "dentre outras solicitações".


👉 O movimento foi encerrado no final do dia e a retomada da circulação dos ônibus metropolitanos aconteceu no dia 14 de março.



👉 Os rodoviários aceitaram um reajuste salarial de 4,75% e de 5% no ticket alimentação e cesta básica. As cláusulas anteriores também foram mantidas, segundo o Sindmetro. As negociações no Ministério Público do Trabalho (MPT) e a assembleia aconteceram no dia 26 de março.


👉 Um dia depois, quando o reajuste de 8,11% em relação a tarifa anterior passou a valer para os ônibus metropolitanos de Salvador, os passageiros foram pegos de surpresa ao encontrar o anúncio de aumento colado nos veículos.


Entenda as mudanças nas tarifas:

As passagens têm valores diferentes a depender da distância da cidade. Na época, as que compõem o Anel 1, ônibus que atendem as cidades de Simões Filho e Lauro de Freitas, passaram a custar R$ 5,20.


As tarifas das linhas que atendem a Camaçari e Candeias, Anel 2, passaram para R$ 7,40 e as tarifas das linhas que atendem o Anel 3, Dias D'ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Madre de Deus, foram para R$ 10,40. Ou seja, quem pegava o ônibus em Camaçari com destino ao Terminal Mussurunga, em Salvador, até 26 de março, pagava R$ 6,80. No entanto, a partir de 27 de março, a tarifa aumentou para R$ 7,40.


Já quem pegava o ônibus em Madre de Deus para soltar em Lauro de Freitas, pagava R$9,60 e agora desembolsa R$10,40.


8. Cronologia de atos feitos pelos rodoviários


👉 FEVEREIRO DE 2023: Os rodoviários metropolitanos fizeram uma paralisação de 24 horas. Na época, um acordo foi feito para que o dinheiro fosse liberado no dia 20 de julho;


👉 JULHO DE 2023: A categoria entrou em greve, com o pedido do pagamento de direitos trabalhista para cerca de 500 trabalhadores demitidos por duas empresas, que pediram falência. As empresas tinham frota e garagens alugadas - e não teriam patrimônios para serem penhorados.


As empresas disseram na época que aguardavam o repasse de uma verba federal que estaria com o Governo do Estado para poder pagar os ex-funcionários. A gestão estadual afirmou que os recursos foram distribuídos entre as empresas de transporte de forma correta.


A Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) entrou com um pedido na Justiça para que a greve fosse declarada ilegal. O movimento foi encerrado dois dias após o início, quando o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), concedeu a liminar suspendendo a PGE.


Ônibus de empresas que não operam mais na RMS durante protesto na Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, no ano de 2016 — Foto: Natally Acioli/G1


👉 AGOSTO DE 2023: Ex-funcionários do transporte metropolitano fizeram uma caminhada e bloquearam uma das faixas da Estrada do Coco, sentido Salvador. Segundo o sindicato da categoria, 530 ex-funcionários das empresas BTM, VSA e Linha Verde ainda não tinham recebido as indenizações trabalhistas.


Na ocasião, PMs do Batalhão de Choque tentaram encerrar o protesto com o uso de bombas de efeito moral. Alguns manifestantes ficaram feridos.


Em nota, a PM disse que tentou várias vezes negociar a liberação da via, mas os participantes ocuparam também a terceira faixa da pista. Com isso, os policiais decidiram usar artefatos de luz e som para dispersar os manifestantes.

O protesto provocou um engarrafamento de quase seis quilômetros na estrada do coco. A Agerba disse que as rescisões trabalhistas não são de competência da agência. As empresas de ônibus não se posicionaram sobre o assunto.


O MP-BA apontou irregularidades no transporte metropolitano e ajuizou uma ação civil pública contra o Estado e o município de Salvador. Na ação, ajuizada no dia 2 de agosto do ano passado, o órgão solicitou:


  • Desativação de linhas metropolitanas que façam linha na capital baiana;

  • Desligamento de linhas que operam através de ônibus elétrico.


. Como funciona o deslocamento entre as cidades?


A Região Metropolitana de Salvador é composta por 12 cidades. São elas: Itaparica, Camaçari, Madre de Deus, Pojuca, Mata de São João, Vera Cruz, Salvador, Candeias, Lauro de Freitas, Simões Filho, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Dias d'Ávila.


Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari são as cidades mais próximas de Salvador. Alguns ônibus que circulam em pontos da capital baiana têm destinos a estes municípios.


Os ônibus que saem dessas três cidades circulam não só por elas, como no Centro de Salvador. Um exemplo é o coletivo que sai de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, a cerca de 30 km da capital baiana, com destino ao bairro do Campo Grande, uma distância de 33 km, trajeto feito em 43 minutos, sem engarrafamentos. A passagem para essa viagem custa R$ 5,20.


Já as pessoas que estão em Salvador e querem se deslocar para as cidades como Madre de Deus, Pojuca, Mata de São João, Dias D'Ávila, pegam ônibus na rodoviária da capital baiana ou em alguns pontos da Avenida Paralela.

Em Itaparica e Vera Cruz, também municípios da região metropolitana da capital baiana, as pessoas podem se deslocar através de ônibus que saem da rodoviária de Salvador, lanchinhas com embarques no Terminal Náutico, no bairro do Comércio, e no sistema ferry-boat, no Terminal São Joaquim.


De segunda a sábado, no sentido Mar Grande-Salvador, a passagem na travessia das lanchinhas custa R$ 7,50. Já aos domingos e feriados o valor da passagem é R$ 10. De Salvador para Mar Grande, de segunda a sábado, R$ 9,30 e domingos e feriados, R$ 11,80.


Já os valores do ferry-boat custa entre R$ 6,50 e R$ 82,90. Veja o detalhamento abaixo:


Dias úteisPedestres: R$ 6,50Veículos: R$ 58,50

Finais de semana e feriadosPedestres: R$ 8,60Veículos: R$ 82,90


10. Como funciona o sistema de transporte metropolitano?


Mais de 3 milhões de pessoas são transportadas mensalmente em 80 linhas que compõe o sistema rodoviário metropolitano feito por ônibus urbano.


As linhas atendem a sete cidades que ficam na Região Metropolitana de Salvador e 63 delas fazem integração com o metrô da capital baiana. O sistema metropolitano também tem sistema de bilhetagem eletrônica, conhecido como "metropasse".


O "metropasse" é o cartão eletrônico recarregável utilizado pelos moradores das cidades que ficam na região metropolitana. Ele permite que as pessoas façam integração das linhas metropolitanas com o metrô e ônibus urbano da Integra, durante um período de três horas.


Com isso, é possível combinar a viagem de ônibus metropolitano com o metrô e também de ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano, pagando apenas o valor da tarifa do ônibus metropolitano.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Posts em Destaques
Posts Recentes
Arquivos
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page