Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo
- Prefeitura de Campinas
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Abertura das propostas será na Bolsa de Valores de São Paulo
A Prefeitura de Campinas publica, nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o edital de licitação para a concessão do serviço de transporte público coletivo convencional. Ele estará disponÃvel no Diário Oficial do MunicÃpio (DOM). O valor total do contrato de concessão, no perÃodo de 15 anos, é de aproximadamente R$ 11 bilhões, com investimentos previstos de R$ 1,7 bilhão para a renovação da frota.
"Esse é mais um importante passo que estamos dando para a construção de um novo sistema de transporte coletivo em nossa cidade. Um transporte que terá mais qualidade, modernidade, pontualidade e conforto para os usuários dos ônibus", diz o prefeito Dário Saadi.
Com a contratação da empresa B3 S.A. (Brasil, Bolsa, Balcão / Bolsa de Valores) ocorrida no final de outubro, a abertura dos envelopes com as propostas e documentação, e garantias das empresas ou consórcios participantes, será no prédio da Bolsa de Valores de São Paulo.
A partir da disponibilização do edital, nesta sexta, 5, as empresas ou consórcios interessados podem elaborar suas propostas que serão apresentadas em três envelopes, por meio de corretoras credenciadas à B3. O primeiro deles contém o credenciamento e as garantias do interessado. O segundo, a proposta de valores. E, o último, toda a documentação referente à habilitação da empresa ou consórcio. No dia 10 de fevereiro de 2026 o primeiro envelope será aberto e a B3 analisará as garantias apresentadas.
"A participação da B3 dá ao processo um padrão de governança, ética, segurança e transparência. Por exemplo, a abertura dos envelopes e a participação das sessões públicas serem feitas com representantes de corretoras credenciadas garante que as propostas sejam independentes", ressalta o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.
A cerimônia de abertura do segundo envelope, com os valores propostos pelos interessados e a oferta de lances, está marcada para o dia 23 de fevereiro, às 11 horas da manhã, na sede da B3, em São Paulo; e pode ser acompanhada, ao vivo, pelo site www.tvb3.com.br. Mais uma demonstração da robustez do processo.
A melhor proposta para a municipalidade é considerada a vencedora da concorrência. Essa empresa ou consórcio tem um prazo para enviar uma proposta com os valores atualizados. Feito isso, abre-se o terceiro envelope para a análise da habilitação e, não havendo pendências ou impedimentos, o processo é concluÃdo.



