Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico que roda até 500km com uma carga
- noticias.r7
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Novidade terá aplicação em trechos interurbanos após sucesso de versão híbrida
A Mercedes-Benz revelou na Busworld 2025, realizada essa semana em Bruxelas, na Bélgica, o eIntouro, seu primeiro ônibus elétrico voltado para uso interurbano. O modelo amplia a estratégia global da marca em eletrificação no transporte coletivo e se soma à linha de urbanos já oferecidos.
A grande novidade está no conjunto de baterias que pode render até 500km no ciclo urbano (WLTP). O veíuclo opera com picos de 400 kW de potência e 2470 Nm. A apresentação do ônibus elétrico ocorre em um contexto em que cidades como São Paulo vem ampliando o uso de veículos elétricos a bateria.
Recentemente o prefeito da cidade Ricardo Nunes disse que até o final de 2025 a capital paulista terá 1.200 veículos desse tipo rodando.
O eIntouro pode ser equipado com uma ou duas baterias de lítio ferro fosfato (LFP) de 270 kWh cada, garantindo autonomia de até 500 km segundo o ciclo WLTP. O modelo será comercializado em diferentes configurações, com capacidade entre 50 e 63 passageiros. Entre os equipamentos de segurança disponíveis estão frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.
Outro diferencial é a conectividade. O ônibus poderá receber atualizações de software over-the-air, reduzindo o tempo de parada para manutenção e otimizando custos operacionais para empresas de transporte.
Durante a Busworld, a Mercedes-Benz também anunciou um projeto-piloto de infraestrutura pública de carregamento na Europa. A primeira cidade contemplada será Colônia, na Alemanha, onde a fabricante instalará 40 estações de recarga até 2026.
No mercado brasileiro, a Mercedes-Benz já comercializa desde 2021 o eO500U, um ônibus urbano elétrico produzido no país. O modelo foi fruto de um investimento de R$ 100 milhões dentro de um ciclo de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022. Recentemente, a marca também apresentou o eO500UA, versão articulada do ônibus elétrico, ainda sem previsão de início das vendas.
Apesar da expansão global, a empresa informou que, por enquanto, não há planos para comercializar o eIntouro no Brasil.
Contexto dos elétricos no transporte coletivo
O lançamento acontece em um momento em que cresce a adoção de ônibus elétricos a bateria no Brasil. Cidades como São Paulo, Curitiba e Salvador já utilizam veículos desse tipo em suas frotas de transporte urbano, impulsionados por políticas de descarbonização e redução de poluentes. A ABRATI (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) também avalia a viabilidade de rotas rodoviárias com veículos elétricos, embora ainda haja desafios ligados à infraestrutura de recarga em longas distâncias.




Comentários