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Sindicato do Transporte Coletivo de Blumenau aceita proposta e encerra estado de greve

Estado de greve foi anunciado pelo sindicato na última semana, após reivindicações relacionadas à campanha salarial 2024/2025


Trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau se reuniram em assembleia para avaliar a proposta encaminhada pela BluMob, empresa responsável pelo transporte coletivo, para a campanha salarial 2024/2025.


O Sindetranscol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos) anunciou que após duas sessão da assembleia, realizada na manhã desta quarta-feira (31), foi aprovado por unanimidade a nova proposta da Blumob.


Conforme o sindicato, a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) será renovada para o próximo período e representa um avanço nas condições de trabalho e de salários da categoria.


O estado de greve, encerrado após a aprovação da proposta nesta quarta-feira, começou no dia 23 de julho, depois que, segundo o Sindetranscol, a BluMob não retornou com uma contraproposta relacionada a campanha salarial 2024/2025, que tem como data base 1º de julho.


Estado de greve foi encerrado pelo sindicato após aprovação de nova proposta

A nova proposta aceita pelos trabalhadores garante um reajuste salarial de 5,70%, compreendendo a reposição integral da inflação do último período (INPC de 3,70%) acrescido de 1,93% de aumento real. Sendo assim, o menor salário da categoria passa de R$ 1.8 mil para R$ 1.917.


Aumento nos benefícios dos trabalhadores:

  • Auxílio Alimentação passa de R$ 1.210 para R$ 1.290 de julho a novembro deste ano, e para R$ 1.320 de dezembro de 2024 a junho de 2025;

  • Pagamento extra no Auxílio Alimentação de dezembro sobe de R$ 550 para R$ 600;

  • Auxílio Creche sobe de R$ 350 para R$ 400.


Ainda conforme o sindicato, com a nova proposta, a cobertura do Seguro de Vida e Invalidez sobe de R$ 10 mil para R$ 12 mil, correspondendo a 20% de reajuste total.


Além disso, a CCT ganhará uma nova cláusula, a fim de garantir que a empresa custeará o Exame Toxicológico previsto na legislação a cada 2,5 anos, para todos os motoristas.


A proposta ainda inclui “containers” nos terminais do Aterro e da Fonte, os quais abrigarão salas de repouso. A execução do projeto deve ser concluída em um prazo máximo de seis meses.




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