Ônibus menos poluentes renovam transporte público em cinco estados
- gov.br
- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Ministério das Cidades tem conduzido o processo de descarbonização das frotas de ônibus em todo o Brasil
rasília (DF) - Como parte do eixo de Renovação de Frota do Novo PAC voltado ao setor privado, 157 ônibus com tecnologia Euro 6 vão reforçar o transporte coletivo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Amazonas. O investimento do Ministério das Cidades, que gira em torno de R$ 148 milhões, será financiado com recursos do FGTS, conforme publicado nas edições do Diário Oficial da União desta quinta (31) e sexta-feira (1º).
Para onde vão os novos ônibus?
Do total de novos ônibus adquiridos, 52 vão atender o Estado de São Paulo, especificamente a capital e as cidades de Guarulhos e Arujá. No Rio de Janeiro, 10 veículos irão beneficiar a população da capital e de Niterói.
Em Minas Gerais, 20 novos ônibus devem melhorar o cotidiano dos moradores da cidade de Santa Luzia, enquanto 12 vão impactar positivamente a população de Ibirité.
No Paraná, 46 ônibus vão atender a capital Curitiba e os municípios de Almirante Tamandaré, Bocaiuva do Sul, Colombo, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
Manaus, no Amazonas, completa a lista de cidades beneficiadas pelos novos veículos, com 10.
Sustentabilidade sobre rodas
Embora ainda movidos a diesel, os novos modelos utilizam a tecnologia Euro 6, o que representa um avanço em termos ambientais. Esses veículos são capazes de reter ou transformar até 85% dos poluentes antes que sejam liberados na atmosfera.
Coordenado pelo Ministério das Cidades, o Novo PAC reservou R$ 8,4 bilhões para iniciativas de mobilidade urbana, com o objetivo de otimizar os deslocamentos e a qualidade de vida nas cidades de médio e grande porte em todo o Brasil.




Comentários